A inteligência artificial vai economizar tempo em tarefas domésticas e abrir mais espaço para o trabalho ou o lazer, afirmou o economista-chefe da OpenAI, Aaron “Ronnie” Chatterji. Segundo ele, a tecnologia ajudará milhões de pessoas de formas que não se refletem nas estatísticas econômicas tradicionais.
Ex-economista dos governos Obama e Biden, Chatterji citou estimativas segundo as quais o “trabalho doméstico não remunerado” equivale a cerca de 15% do PIB, atividades que “em sua maioria recaem sobre as mulheres”.
“É algo em que as pessoas não necessariamente pensam quando consideram o impacto da IA”, disse ao Financial Times.
O argumento de Chatterji surge em meio a questionamentos de acadêmicos sobre se ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, de fato produzirão os grandes ganhos de produtividade prometidos pelo Vale do Silício. Outros alertam que a IA pode levar a perdas massivas de empregos e à desorganização de setores inteiros, com efeitos negativos sobre muitas vidas.
A OpenAI defende que a tecnologia é transformadora de outras maneiras difíceis de mensurar. Recentemente, o CEO Sam Altman afirmou que não conseguia “imaginar passar pelo processo de aprender a criar um recém-nascido sem o ChatGPT”.
Uma pesquisa divulgada em novembro pela startup rival Anthropic indicou que pessoas que buscaram o chatbot Claude para orientações no preparo de alimentos aceleraram o processo em 75%.
Chatterji, ex-analista do Goldman Sachs e atualmente em licença de um cargo de professor na Universidade Duke, disse que sua equipe na OpenAI conduz pesquisas sobre como as pessoas usam seus produtos, com acesso sem precedentes a dados de 800 milhões de usuários semanais do ChatGPT e de clientes corporativos.
Neste ano, ele pretende buscar “novas formas de medir o valor humano”, com foco especial em como equipes colaboram no trabalho e na mensuração do trabalho doméstico.
“Seja cuidar de crianças ou fazer tarefas domésticas, são coisas que precisam ser feitas”, disse Chatterji. “Mas, como isso não é contabilizado [no PIB], muitos desses benefícios nunca aparecem. Precisamos encontrar maneiras mais cuidadosas de medir isso e entender qual é o valor da economia de tempo proporcionada pela IA.”
Chatterji comparou a tecnologia ao impacto da “chegada da máquina de lavar louça”, que criou tempo e oportunidades, mas afirmou que o efeito da IA se assemelha mais ao da eletricidade, por também ter um “impacto enorme no ambiente de trabalho”.
Outra pesquisa, do Oxford Internet Institute, estimou que 4 em cada 10 horas atualmente dedicadas ao trabalho doméstico e aos cuidados não remunerados poderiam ser automatizadas na próxima década.
O trabalho do departamento de Chatterji na OpenAI tem sido alvo de críticas por fazer pesquisas seletivas e por publicar estudos favoráveis à própria tecnologia da empresa.
Ele afirmou que os economistas da OpenAI vêm obtendo acesso a dados cada vez mais confiáveis, o que permitirá realizar “trabalhos empíricos sobre o que de fato está acontecendo, em vez de teorizar sobre o que pode acontecer”.
“Vamos descobrir mais sobre o que as pessoas realmente fazem com todo esse tempo extra”, disse. “Imagino que, em geral, estejam passando mais tempo com a família e no lazer [ou] talvez trabalhando mais.”





