Membros da oposição na CPI do INSS pretendem recorrer ao STF se o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), não prorrogar a comissão, cujo prazo vence no final de março. A ideia é que a investigação seja ampliada por mais 120 dias.
O argumento jurídico é que a extensão é automática se houver requerimento com número mínimo de assinaturas. Mas também há uma interpretação de que é preciso Alcolumbre ler o pedido em plenário, e ele tem dados sinais de que não pretende fazer isso.
Entre os argumentos políticos da oposição, estão ter mais tempo para investigar empréstimos consignados de bancos e mirar nas relações entre o empresário Antonio Carlos Antunes, o Careca do INSS, com um dos filhos do presidente Lula.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Autor: Folha






