|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sucesso até os anos 60, o faroeste ficou adormecido como gênero super popular por décadas e foi renascer apenas no início dos anos 90. Entre os títulos que revigoraram o apelo das histórias encenadas no Velho Oeste está Os Indomáveis, lançado em 2007. O filme foi dirigido por James Mangold e teve Russel Crowe e Christian Bale como protagonistas.
3:10 to Yuma, no título original em inglês, é uma refilmagem do filme homônimo de 1957, de Delmer Daves, com Glenn Ford, Van Heflin e Felicia Farr nos papéis principais. A nova versão de Os Indomáveis, logo que chegou aos cinemas, foi saudada como uma das melhores reinterpretações do faroeste moderno, considerada um “western tardio”.
O trunfo da produção está em saber trabalhar a tensão entre os protagonistas. Christian Bale vive Dan Evans, um fazendeiro simples, com problemas financeiros, que aceita a missão de escoltar o notório e carismático fora-da-lei Ben Wade (Russell Crowe) até o trem 3:10 para Yuma, onde ele será preso.
A partir de uma premissa relativamente simples, emerge uma espécie de disputa ética. Wade, o criminoso, respeita a bravura de Evans. E Evans, por sua vez, luta para provar a si mesmo numa situação extrema. Tudo isso costurado por uma narrativa que mescla sequências de ação com momentos de diálogos e uma tensão crescente.
Western psicológico
Lançado em 1957, 3:10 to Yuma é um dos grandes clássicos do faroeste americano. O filme, baseado em um conto de Elmore Leonard, representa o auge do western psicológico, quando as produções vão deixando a ação de lado e apostam em dramas morais.
A fotografia em preto e branco, o uso expressivo dos espaços e a trilha marcante reforçam o tom moral e melancólico da produção. No Brasil, o título foi traduzido como Galante e Sanguinário, e o filme pode ser assistido no Telecine.
Visto como um gênero ultrapassado entre os anos 1970 e 80, o faroeste passou por uma renovação gradual a partir da década de 90. As produções foram apostando em novas interpretações do estilo, mas com uma visão crítica e contemporânea sobre o clássico cinema norte-americano.
Duas produções do gênero venceram o Oscar de Melhor Filme no período. Em 1991 foi premiado Dança com Lobos, filme dirigido e estrelado por Kevin Costner. E em 1992, Os Imperdoáveis, com Clint Eastwood, ator que despontou no faroeste, na direção e no papel de William Munny, no filme que contou ainda com Gene Hackman e Morgan Freeman.
Posteriormente, outras obras foram se somando ao movimento do “novo faroeste”. São os casos de Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), A Qualquer Custo (2016), A Balada de Buster Scruggs (2018) e Ataque dos Cães (2021), filmes frequentemente citados como exemplos da nova safra, que mistura ambientações rurais e disputas de poder, mas com uma visão mais contemporânea.
Atualmente, séries de televisão e produções independentes seguem dando espaço a essas novas experimentações no Velho Oeste. Entre as séries de faroeste, merecem destaque Godless, de 2017, Yellowstone, com Kevin Costner, de 2018, e Terra Indomável, lançada este ano.
- Os Indomáveis
- 2007
- 122 minutos
- Indicado para maiores de 14 anos
- Disponível na HBO Max e Sony One
VEJA TAMBÉM:
-
Os melhores faroestes disponíveis nos serviços de streaming
-
Três faroestes sensacionais que estão no streaming e você não sabia






