O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, acaba de fazer história no cinema brasileiro ao receber quatro indicações para o Oscar 2026. A produção nacional concorrerá nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura.
A atriz Laura Lufési, que interpreta a personagem Flávia no longa, compartilhou sua emoção em entrevista à CNN Brasil e explicou que a equipe se reuniu para assistir o anúncio dos indicados. “A gente estava super positivo que pelo menos três viriam, e aí a gente teve essa quarta indicação que foi uma felicidade enorme”, relatou Laura.
A atriz destacou que a categoria de Melhor Elenco é uma novidade na premiação, e o Brasil atingiu um marco ao conquistar uma nomeação de primeira. “O Gabriel Domingues está representando o elenco, como diretor de elenco. O cinema brasileiro acabou de fazer história mais uma vez”, celebrou.
Trabalho com Wagner Moura
Laura Lufési, que estreou no cinema com “O Agente Secreto”, elogiou a experiência de contracenar com Wagner Moura, agora indicado ao Oscar de Melhor Ator. “Contracenar com Wagner é um presente. Ele é muito doce, muito presente nesse sentido. Ele não faz diferença, eu estava ali fazendo o meu primeiro longa, ele que já é um ator mundialmente conhecido, e me tratando e trocando comigo com respeito igual, como se eu fosse como ele”, relatou.
A atriz ressaltou que a indicação de Moura é merecida: “Acho que ele está indicado ao Oscar por isso, porque ele é esse ator. Então, faz todo sentido que ele esteja recebendo todo esse mérito da grande pessoa e do grande artista que ele é“.
Diversidade no elenco
Sobre a indicação na categoria de Melhor Elenco, Laura destacou a diversidade do grupo de atores reunido por Kleber Mendonça Filho. “Esse elenco é muito interessante, como a gente tem atores como Wagner, Maria Fernanda, Alice, que enfim, já são atores com uma carreira muito bem estabelecidas, conhecidos do grande público. Ao mesmo tempo, você tem pessoas que você nunca tinha visto no filme, pessoas que já tinham trabalhado com Kleber, pessoas que nunca tinham trabalhado com Kleber”, explicou.
Segundo a atriz, o diretor e o responsável pelo casting, Gabriel Domingues, foram muito atentos ao potencial de cada ator: “Kleber e Gabriel foram muito atentos ao sentido que talvez cada ator tem de entendimento da cena e o que ele pode oferecer para Kleber passar o que ele mais queria no tom do filme”. Laura acrescentou que, além da atuação, o diretor valoriza trabalhar com pessoas que compreendem a mensagem do filme. “São pessoas que entendem o país que a gente vive e as complexidades desse país para poder contar essa história.”
A narrativa do filme
Em “O Agente Secreto”, Laura Lufési interpreta Flávia, uma personagem que conecta diferentes momentos da narrativa. A atriz explicou como o filme trabalha a relação entre passado e presente: “Kleber constrói exatamente para a gente entender essa diferença desses dois tempos. As cenas contemporâneas têm um clima completamente diferente, uma estética diferente, uma narrativa, atuação diferentes mesmo”.
A atriz ressaltou a importância dessa construção: “Apesar de ser muito diferente, ainda tem muita coisa daquele tempo presente ainda hoje. A Flávia e aquele final estão ali para a gente entender que esse passado, na verdade, ele ainda é presente”. Laura destacou que o filme faz uma escolha consciente de “presentificar” e mostrar que as consequências do passado ainda reverberam: “A gente ainda está colhendo as consequências deste passado e dessas violências”.
O filme também incorpora elementos do folclore brasileiro, como a lenda da “perna cabeluda”, que Laura conheceu através do próprio filme. “É muito interessante porque é uma lenda que fez muito parte da infância e adolescência de Kleber e de quem viveu esses anos 70”, explicou a atriz, ressaltando como o diretor utiliza esse elemento folclórico para abordar questões políticas. “Kleber coloca muito bem ali como também era um mecanismo político de fugir do que estava acontecendo no país e de justificar violências.”
Autor: CNN Brasil







