quarta-feira, fevereiro 18, 2026
24.5 C
Pinhais

Participantes da Corrida Folha vão ver arquietura de SP – 18/02/2026 – Equilíbrio

O “flâneur” é aquele cara que anda sem preocupação, vivencia a multidão, observa a cidade e não tem pressa. Com exceção desta última característica, as demais servem para os participantes da Corrida Folha 105 anos, que acontecerá no centro de São Paulo no dia 29 de março.

Será uma prova de contemplação, principalmente para os caminhantes de 3 km. Mas os corredores das modalidades de 5 km e 10 km também terão tempo para ver algumas das principais maravilhas da cidade. A prova segue um circuito histórico que começa e termina no Vale do Anhangabaú e dá oportunidade para os paulistanos se reconectarem com a região central e suas belezas.

Corridas e caminhadas revelam novas paisagens urbanas e rurais a seus praticantes. Por meio delas, pode-se conhecer as cidades e suas ruas mais de perto. São também um exercício de olhar e de memória. Ganha-se rapidamente alguma familiaridade com um lugar que você acabou de conhecer. Nessas jornadas importa mais o caminho que a chegada.

No trajeto da Corrida Folha 105 anos, há dezenas de atrações arquitetônicas e urbanísticas, o que inclui várias construções centenárias e modernas, espaços públicos com longa história e vias que articulam o centro novo ao bairro Campos Elíseos, tendo a avenida São João como eixo.

No aquecimento para a prova, no Vale do Anhangabaú, já vai dar para admirar, de um lado, o Edifício Martinelli, prédio com 105 metros de altura e inaugurado em 1929, e, de outro, o Palácio dos Correios, projetado pelo escritório Ramos de Azevedo em estilo eclético e entregue em 1922.

Logo depois da largada, do lado esquerdo da avenida São João, colado na Praça das Artes, há outro prédio importante que abriga o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, de 1906, e teve o escritor Mário de Andrade como aluno e professor mais ilustre.

Os participantes seguem pela São João, passando ao lado do largo do Paissandu e da lanchonete Ponto Chic, que fica num pequeno prédio onde, nos andares superiores, funcionou, nos anos 1940, o bordel da Madame Fifi.

Num passado remoto, a avenida era chamada de ladeira do Açú, no trecho inicial, e de estrada de Jundiaí, na sua continuação. Em meados do século passado, ela se tornou a Broadway Paulistana por causa da intensa vida noturna. Há vários cinemas desativados em sua extensão. A única sala do passado que ainda funciona é a Olido, na esquina da Dom José de Barros.

Depois de cruzar a Ipiranga e passar ao lado do bar Brahma, os corredores avançarão até a rua Conselheiro Nébias, nos Campos Elíseos, primeiro bairro planejado da cidade. Seu projeto imobiliário foi lançado em 1879. Nos anos seguintes seria ocupado por casarões e palacetes dos barões do café.

Várias dessas construções permanecem de pé e merecem uma espiada. É o caso do antigo palacete em estilo art nouveau do cafeicultor José de Souza Queiróz, erguido em 1909 na Conselheiro Nébias, ou do palacete César Rudge, construído em 1928 na rua Barão de Limeira. Hoje ele abriga um hotel.

Depois de correr até o final da Conselheiros Nébias, os participantes da prova começarão o retorno pela Barão de Limeira, passarão pelo prédio da Folha, e virarão à direita na avenida Ipiranga. Margeando a praça da República, entrarão, em seguida, na rua 24 de Maio, onde se localizam três galerias comerciais clássicas do centro, a do Rock, a Presidente e a R. Monteiro, além do Sesc.

O próximo passo é atravessar o vale do Anhangabaú a partir da rua Conselheiro Crispiniano e ir para o centro velho. Só os corredores farão esse trecho. Na paisagem se verá o Theatro Municipal e o prédio do antigo Mappin, projetado por Elisário Bahiana, como o viaduto do Chá.

Já do outro lado do viaduto do Chá, os participantes circularão na rua Líbero Badaró, endereço do edifício Sampaio Moreira, de 1924, considerado, com seus doze andares, o primeiro arranha-céu da cidade, e da Mercearia Godinho, centenário ponto comercial. Depois seguirão para a rua Benjamin Constant, onde está a sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e para a rua Boa Vista, última etapa do percurso antes da chegada no Anhangabaú.

Corrida Folha 105 anos

Para celebrar os seus 105 anos, a Folha promoverá uma corrida de rua em São Paulo, no dia 29 de março, um domingo. A Corrida Folha 105 anos tem largada e chegada no Vale do Anhangabaú, no centro histórico da capital paulista.

A prova foi pensada para todos os perfis, do iniciante ao corredor experiente, com três modalidades: caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km.

As inscrições já podem ser feitas neste link, com valores a partir de R$ 139,90 para o Kit Corredor (que inclui camiseta, sacochila, medalha, número de peito e três meses de assinatura digital do jornal) e R$ 249,90 para o Kit Premium (que também inclui garrafa térmica exclusiva e três meses de assinatura CasaFolha). Os valores não incluem a taxa de bilheteria.

Assinantes da Folha têm 20% de desconto nas inscrições, que vão até 27 de março e podem ser parceladas em até três vezes.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas