O grupo Pequeno Cidadão lança nesta sexta-feira (7), nas plataformas de streaming, o single “Avô e Avó”, de Taciana Barros. A faixa traz um momento novo na história do grupo, pois alguns integrantes do Pequeno Cidadão estão vivendo a experiência de serem avós. “As crianças do Pequeno Cidadão estão crescendo e os adultos da banda idem! Agora, avós e avôs tocam loucamente as suas guitarras”, disse Edgard Scandurra, um dos integrantes do grupo.
Idealizado há 17 anos por Edgard Scandurra (Ira!), Taciana Barros (Gang 90 & Absurdettes) e Antonio Pinto (produtor musical), o Pequeno Cidadão celebra a infância, a convivência familiar e o poder transformador da arte. O compositor Arnaldo Antunes, sócio fundador do projeto, participa de gravações e composições, desde o segundo álbum.
“No single, a voz da menininha durante a música é da minha netinha e do Ed [Edgard Scandurra], e o bebê, no fim, é o netinho do Arnaldo. Nunca imaginei que estaria vivendo esse momento tão especial, tanto para mim quanto para o grupo”, disse Taciana Barros.
A compositora, que é mãe de Luzia Barros, integrante do Pequeno Cidadão desde seus 6 anos de idade, comentou a participação da filha como produtora do single: “É muito emocionante também o fato de que a produção musical deste single seja da Luzia, minha filha, uma mina, jovem, que está assinando trilhas de séries, como, por exemplo, a trilha da “Cidade de Deus”. Digo isso porque ainda é incomum encontrarmos mulheres nessa profissão. Fico feliz que seja minha filha furando essa bolha dos machos.”
O grupo tem uma sólida carreira pautada por hits como “O Sol e a Lua”, que continua a render milhões de views e plays todo mês, no mundo todo. “Neste tempo todo resistimos aos trancos e barrancos. São mistérios de uma banda que nunca pagou um jabá na vida. No TikTok, temos muitos milhões de vídeos espontâneos rolando. No Spotify, acabei de ver, estamos com 63 milhões de plays, no YouTube, 59.899 milhões. Ou seja, nada faz sentido nesse sucesso”, contou rindo a compositora.
Taciana compôs “Avô e Avó” em um momento de conexão com a natureza: “A letra demorou para sair porque fui garimpando palavras com três letras, e a música surgiu quando, um dia, acordei no meio da Mata Atlântica. Antes de colocar os pés no chão, peguei o violão e ela [a música] surgiu. O Edgard qualificou-a de soft rock, um estilo gostoso de dançar com os avós na sala de casa”.
A faixa parte de uma reflexão sobre a língua portuguesa e sobre como tantas palavras de apenas três letras, como sol, som, mar, céu, cor, paz, avô e avó, guardam sentimentos profundos e carregam imensidões de significados.
“Quando penso nos meus avós, tenho muitas lembranças emocionantes, inclusive de coisas que não se brinca mais hoje em dia. E penso: a criança de hoje, o que ela vai recordar da sua infância quando pensar nos avós? Eles estão diferentes, mas, ao mesmo tempo, há tanta coisa em comum nesse amor que parece atemporal e universal”, disse a autora da música.
A canção, que traz ainda a participação especial de Arnaldo Antunes, mostra que o Pequeno Cidadão nunca foi uma banda oportunista formada para “bater carteiras”, só por ter entre seus integrantes familiares e famosos, mas sim para mostrar, com muita sonzeira e poesia, a crianças e adultos uma história de vida através do diário aberto de uma grande família de amigos. Segundo Taciana Barros: “Somos todos apaixonados pelo clássico e eterno rock’n’roll”.
O single conta com a produção musical de Luzia Barros e Pedro Gadia. Luzia é a dona da voz principal, além de tocar teclados, sintetizadores e bateria eletrônica. Como convidado especial, Arnaldo Antunes gravou sua voz, enquanto as guitarras, violão e a voz de Edgard Scandurra foram somadas à dele. Taciana Barros tocou órgão, Daniel Scandurra, contrabaixo, Antonio Pinto, bateria e sintetizador, e Pedro Gadia atacou de teclado e bateria eletrônica. Nos vocais, Manu Julian, Luna Barros Scandurra (voz na música) e Tao Antunes (voz nenê no fim). A canção teve ainda os sons de flugel de Lucas Melifona e percussão de Heidi Horita.
LANÇAMENTO SINGLE ‘AVÔ E AVÓ’
ARTISTA Pequeno Cidadão
ONDE Plataformas de streaming
QUANDO Sexta-feira (7)
QUANTO Gratuito
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha




