quarta-feira, janeiro 21, 2026
20.7 C
Pinhais

PF suspende emissão de passaportes por “instabilidade” de sistema

A emissão de passaportes pela Polícia Federal foi suspensa na manhã desta quarta (21) por uma instabilidade no sistema da autoridade. Relatos de usuários registrados pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apontam que o problema ocorreu nacionalmente desde a noite de terça (20) e durado, pelo menos, até o começo desta tarde.

À Gazeta do Povo, a Polícia Federal confirmou que “o sistema passou por uma breve instabilidade”, mas que “já está normalizado”. No entanto, não respondeu a questionamentos como a causa do problema, abrangência e nem quantos passaportes deixaram de ser emitidos no período.

A suspensão da emissão de passaportes ocorreu pouco mais de um mês depois do governo federal liberar R$ 60 milhões ao orçamento da Polícia Federal para evitar a interrupção do serviço. Isso porquê, no final do mês de outubro do ano passado, a autoridade alertou que não teria “outra alternativa a não ser a paralisação” da entrega dos documentos por falta de verbas.

VEJA TAMBÉM:

  • Banco Master Consignados

    O elo que preocupa o governo: empresário liga PT a caso Master e consignados do INSS

A verba liberada, no entanto, foi menor do que os R$ 97,5 milhões pedidos ao governo pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para evitar a suspensão do serviço. Na época, ele estimava que o orçamento restante seria suficiente para cobrir os custos apenas até o começo do mês de novembro.

Na época, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou à Gazeta do Povo que estava acompanhando “de perto” a situação orçamentária da Polícia Federal e que atuava “de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes”.

“E mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço”, completou.

A possibilidade de se suspender a emissão de passaportes no Brasil não é nova e já ocorreu anteriormente em novembro de 2022 também por falta de verbas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, um bloqueio orçamentário foi imposto pelo Congresso, que depois foi revertido por uma liberação emergencial de recursos.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas