A Pinacoteca de São Paulo completou 120 anos de existência em 2025. Durante o ano, o museu contabilizou 820 mil visitas; dessas, 660 mil foram gratuitas.
Dezenove exposições foram realizadas no espaço cultural. Entre os destaques estão “Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração” e “1960–70 e Tecendo a Manhã: Vida Moderna e Experiência Noturna na Arte do Brasil”. Em novembro, a instituição inaugurou “Trabalho de Carnaval”, em cartaz até abril de 2026.
O ano também foi marcado por parcerias institucionais. O Pina Ball, baile beneficente que iniciou a colaboração com a Chanel, arrecadou R$ 3,5 milhões. Já a parceria com a Bvlgari, firmada em 2025, prevê investimentos na preservação do acervo, com foco no núcleo de Conservação e Restauro nos próximos anos.
com IVAN FINOTTI (INTERINO), DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?




