quarta-feira, dezembro 3, 2025

PL suspende apoio a Ciro Gomes após embate na família Bolsonaro

Após o desentendimento público entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Partido Liberal suspendeu nesta terça-feira (2) a articulação conduzida pelo deputado André Fernandes (CE) para apoiar uma possível candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará.

Em uma reunião realizada nesta tarde, o partido decidiu procurar “uma alternativa viável” para “consolidar a influência da direita no estado” e conservar “a fidelidade aos valores e princípios defendidos pela direita conservadora representada por Bolsonaro e seus apoiadores”.

“Em função disso, as conversações que vinham sendo realizadas com o PSDB estadual estão suspensas”, disse o partido em nota divulgada pelo PL Mulher, presidido pela ex-primeira-dama. Participaram do encontro os senadores Flávio Bolsonaro (RJ) e Rogério Marinho (RN), o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e Michelle.

VEJA TAMBÉM:

  • Alcolumbre cancela sabatina de Messias por “grave omissão” do Executivo

Antes da discussão, Fernandes — que é presidente do PL Ceará — e Michelle tiveram uma reunião privada na qual “conversaram, oraram juntos e, em seguida esclareceram as questões relacionadas ao evento do último final de semana”.

Segundo o comunicado, “ambos falaram da admiração que sentem um pelo outro e alinharam os próximos passos”. Fernandes será o responsável por achar um candidato “que respeite os valores e princípios ligados à direita conservadora e que aumente as chances de derrotar o projeto da esquerda no estado”.

O PL destacou que a estratégia para as eleições no Ceará “será definida após a análise e a aprovação, por parte da cúpula nacional e da presidência estadual do partido, das alternativas e projetos que serão apresentados pelo Deputado André Fernandes”.

Divergência entre Michelle e filhos de Bolsonaro sobre Ciro Gomes

A crise na família Bolsonaro começou após o diretório do PL no Ceará declarar apoio a uma eventual candidatura de Ciro Gomes ao governo do estado. Fernandes participou do evento de filiação do ex-ministro ao PSDB.

No último dia 30, Michelle criticou a decisão do PL Ceará durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao cargo de governador.

“Adoro o André [Fernandes], passei em todos os estados falando sobre o orgulho que tenho dele, do Nikolas [Ferreira], do Carmelo [Neto], da esposa dele que foi eleita, tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá!”, disse a ex-primeira-dama.

Fernandes rebateu Michelle, dizendo que a movimentação tinha o apoio do ex-presidente. Flávio apoiou o deputado e acusou Michelle de atropelar Bolsonaro. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o posicionamento da ex-primeira-dama foi “injusto e desrespeitoso” com Fernandes.

Os vereadores Carlos Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro endossaram as críticas dos irmãos. Em nota, Michelle pediu perdão aos filhos do marido, destacou que “aqueles que defendem essa aliança” são “livres para continuar”, mas reforçou que não aceitaria a decisão.

“Peço aos meus enteados que me entendam e me perdoem. Não foi minha intenção contrariá-los. Eu, assim como eles, quero apenas o melhor para o nosso herói, seu pai, meu esposo e o maior líder que esse país já teve”, disse a ex-primeira-dama.

Nesta manhã, Flávio visitou Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O ex-presidente está preso desde o último dia 22. Após a conversa com o pai, o senador disse que pediu desculpas à Michelle.

“Expliquei para ele que tinha acontecido, mas falei que já me resolvi com a Michelle, pedi desculpas a ela. Ela também. A gente vai ter uma reunião hoje [terça] no PL para criar na verdade uma rotina de tomar as decisões em conjunto. Não há no Ceará, assim como em vários outros estados do Brasil, não há nenhuma decisão tomada”, afirmou Flávio.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img