As inscrições para o processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 encerram-se nesta sexta-feira (23).
A edição deste ano reúne o maior número de oportunidades já registrado pelo MEC (Ministério da Educação), com 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas.
Como fazer a inscrição?
Os candidatos interessados em uma das vagas devem realizar o procedimento exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Uma das principais novidades deste ano é a flexibilidade na seleção: o candidato pode utilizar sua nota de qualquer uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025), desde que já tenha concluído o ensino médio e não tenha zerado a redação.
Para quem participou de mais de um exame, o sistema selecionará automaticamente a edição que garantir a melhor média ponderada para o curso escolhido.
Ao fazer a inscrição, que é gratuita, é possível escolher até duas opções de curso e é obrigatório o preenchimento de um cadastro socioeconômico, além da opção pelas modalidades de cotas, que este ano representam mais de 54% do total de vagas.
O MEC destaca ainda a ampliação de cursos nas áreas de tecnologia e licenciaturas presenciais. Para os estudantes que optarem pela carreira docente, o programa Pé-de-Meia Licenciaturas oferecerá um incentivo financeiro mensal de R$ 1.050 durante toda a graduação.
Cursos e instituições com maior número vagas
Entre as instituições com maior oferta, destacam-se a UFRJ, a UFF e a UFPB, enquanto os cursos de Pedagogia, Administração e Matemática lideram o ranking de vagas disponíveis.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, conforme previsto em edital.
*Publicado por André Nicolau, da CNN Brasil
Autor: CNN Brasil







