terça-feira, dezembro 2, 2025

Presidente da Previ deixa cargo antes de decisão do TRF-1 – 17/10/2025 – Painel

Getting your Trinity Audio player ready...


João Luiz Fukunaga, presidente da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, renunciou ao cargo nesta sexta–feira (17) antes de ser julgada pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) uma ação que contestava sua nomeação para ocupar o posto.

A ação foi apresentada pelo deputado estadual de São Paulo Leo Siqueira (Novo) e aguarda decisão do relator desde novembro de 2024.

Com dois meses no cargo, Fukunaga chegou a ser afastado da presidência da Previ por causa da ação do parlamentar, mas o TRF-1 derrubou a decisão e ele foi reconduzido ao cargo dias depois.

A gestão do executivo, que tinha mandato até maio de 2026, foi marcada pela abertura de uma investigação do TCU (Tribunal de Contas da União), depois que o principal plano do fundo registrou déficit de R$ 14 bilhões em 2024.

“Ao invés de enfrentar o julgamento, ele preferiu sair. Vamos insistir no reconhecimento da ilegalidade da nomeação e na devolução dos valores indevidamente recebidos”, diz Leo Siqueira.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img