terça-feira, janeiro 13, 2026

Psicodélicos: uso de cetamina por atletas – 20/11/2025 – Virada Psicodélica

O computador aqui tem dezenas de abas abertas com textos que seria bom digerir com calma. Aqui vão algumas sugestões apressadas, começando por uma surpresa: o anestésico dissociativo cetamina vem sendo usado por atletas para lidar com a dor, legalmente, porque o remédio (ainda) não aparece na relação oficial de doping.

A cetamina, às vezes grafada como ketamina, pode caber numa definição mais ampla de composto modificador da consciência (“psicodélico”). Em doses menores que a empregada em cirurgias, provoca uma espécie de viagem que traz benefício antidepressivo e tem sido indicada por psiquiatras para tratar casos sérios, em especial quando envolvem ideações suicidas.

É um uso “off-label” (fora da prescrição usual) de um medicamento registrado, portanto facultado ao arbítrio de médicos. Pode ser indicado de maneira legal, inclusive no Brasil.

Thomas Zandonai, Sofia Venturini e Ornella Corazza publicaram no periódico Performance Enhancement and Health artigo sobre o uso da cetamina por esportistas de alto rendimento. A substância estaria auxiliando na recuperação e no convívio com a dor, consequência incontornável do treinamento intenso.

Os autores também afirmam que psicodélicos como a psilocibina têm ajudado atletas a melhorar resiliência, humor e flexibilidade cognitiva. Alertam que o uso crescente carece de pesquisas sobre os efeitos de longo prazo e que a prática poderá entrar na mira da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), que já indexou analgésicos como tramadol.

Não é só no esporte que a psilocibina anda em alta. Com a regulamentação do uso adulto nos EUA em estados como Oregon, Colorado e Novo México, assunto recorrente em meios de comunicação (como neste blog), o composto psicodélico dos cogumelos ditos “mágicos” tem sido cada vez mais usado, não raro fora dos poucos serviços autorizados.

Kent Hutchison, Jake Hooper e Hollis Karoly apresentam na revista Jama Psychiatry dados sobre o consumo crescente de cogumelos com psilocibina nos EUA. Revisando levantamentos sobre uso de drogas na década 2014-2024, encontraram que mais de 7 milhões de pessoas de 19-50 anos relataram ter feito uso deles no ano anterior.

Mais grave, constatou-se variação de até 20 vezes na dosagem de psilocibina contida nos fungos à venda fora de estabelecimentos licenciados. É comum a associação com cannabis, o que segundo os pesquisadores pode potencializar efeitos adversos e tem motivado aumento de casos em serviços de emergência.

Outro estudo instigante, de Aaron Cherniak e Pehr Granqvist, da Suécia, investigou a perene associação de psicodélicos com misticismo. Utilizando dados de grandes levantamentos de coorte do Reino Unido, com 11 mil pessoas, pôs em dúvida a ideia difundida de que viagens lisérgicas e quetais catapultem religiosidade ou mudanças profundas de crença, como a (des)conversão.

Igualmente controversos são os efeitos de microdosagem, a prática de utilizar duas ou três vezes por semana doses subclínicas de um psicodélico para melhorar humor e cognição. Equipe da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), tendo à frente o brasileiro Dimitri Daldegan-Bueno (pesquisador de ayahuasca), investigou microdoses de LSD para tratar depressão e constatou diminuição de 59,5% na pontuação da escala Montgomery-Asberg (Madrs).

Por falar em ciência psicodélica nacional, há duas outras abas abertas no navegador. A primeira traz a tese de doutorado de Daniel Kazahaya, da Unicamp, com o título “Do inconsciente ao transcendente: análise qualitativa sobre o uso adulto do cogumelo psicodélico e seus efeitos no sentido da vida e na personalidade a partir de uma abordagem psicanalítica”.

Outra é a dissertação de mestrado de Rômulo Henrique Almeida de Miranda, da Universidade Federal de Rondônia, intitulada “Atitudes de médicos psiquiatras e psicólogos em relação aos psicodélicos e seu potencial terapêutico”.

Benditas abas, boa leitura.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor Original

Destaques da Semana

Espaço Mais Verão Lojas Colombo abre temporada no litoral

O espaço Mais Verão Lojas Colombo deu...

Modem, roteador e switch: para que serve cada dispositivo?

O switch também funciona como uma central...

Após ampliação, Colégio Ângelo Trevisan vai atender 823 alunos no contraturno

As obras de infraestrutura da segunda sede do Colégio...

Motta espera “gestos” de Lula para decidir sobre apoio à reeleição

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img