A duplicação da PR-412 foi autorizada neste sábado (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, atendendo a uma demanda histórica do Litoral do Paraná.
Duplicação da PR-412 é autorizada e liga Guaratuba a Garuva
Com investimento de R$ 254,5 milhões, a duplicação da PR-412 liga Guaratuba a Garuva (SC) e promete melhorar a mobilidade, a segurança viária e a integração logística entre os estados.
O trecho vai da divisa entre Paraná e Santa Catarina até a rotatória de acesso ao Balneário Coroados, no início do perímetro urbano de Guaratuba. Ao todo, serão 12,81 quilômetros de rodovia totalmente transformados.
“Essa obra é estratégica, principalmente para deixar de ser um caos no verão, resolvendo a questão da segurança, trazendo mais conforto e mais agilidade para quem utiliza a rodovia”, explicou o governador Ratinho Junior.
LEIA TAMBÉM
Economia estadual
PIB do Paraná cresce acima da média nacional em 2025
confira já
Vai trabalhar no Natal e Ano-Novo? Veja os direitos do CLT
Duplicação da PR-412: o que muda no trecho
O projeto de duplicação da PR-412 prevê a construção de uma pista paralela à atual e a restauração completa da via existente. As novas faixas terão 3,6 metros de largura, acostamentos externos de 2,5 metros e canteiro central de 2,2 metros, ampliando a segurança e o conforto.
A atual rotatória será substituída por um viaduto, facilitando o fluxo em direção a Santa Catarina e a circulação urbana em Guaratuba.
Para reduzir transtornos, as novas pistas serão implantadas primeiro. Após a transferência do tráfego, a pista atual passará por restauração. Em áreas com faixa de domínio reduzida, como próximo ao Rio da Praia, o canteiro central dará lugar a barreiras de concreto.
Acordo entre estados amplia investimentos
Durante o evento, Ratinho Junior e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinaram um convênio que viabiliza obras também em território catarinense.
Ao todo, o investimento estimado no acordo chega a R$ 365,3 milhões, incluindo a restauração e duplicação de 19,1 quilômetros da SC-417, além de viadutos, rótulas e passarelas.
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br.





