segunda-feira, fevereiro 9, 2026
24 C
Pinhais

Rayane Fogal precisou destreinar para ser mais competitiva – 09/02/2026 – Músculo

Nos últimos anos, Rayane Fogal –atual top 4 do Olympia– protagonizou uma situação inusitada. Ao contrário da maioria dos fisiculturistas, que visa a todo momento construir mais massa muscular, a atleta mineira precisou perder músculos para se enquadrar na categoria em que compete, a Wellness.

“Foi um período bem difícil. Eu não podia treinar pesado. Foi a época em que eu mais precisei fazer exercício cardiovascular. Em contraponto, eu fazia um treino fofo. Costumo dizer que desconstruir um físico é mais difícil do que construir, até mesmo pela questão mental. Tive que blindar a minha mente e, todos os dias, lembrar a mim mesma o motivo de eu estar fazendo aquilo”, conta a fisiculturista brasileira em entrevista à coluna.

A necessidade se deu pelo fato de que, no início da carreira, Rayane competia por outra federação e esta, por sua vez, demandava um padrão diferente do solicitado nos torneios em que a atleta compete atualmente.

Segundo a quarta melhor atleta Wellness da atualidade, “o padrão é bem diferente. Na IFBB Elite Pro, as mulheres são um pouco maiores, mais volumosas, e não são tão condicionadas quanto as competidoras da IFBB Pro League“.

Rayane também explica a mudança em questão: “Em 2021, decidi recomeçar minha carreira do zero. Saí de uma atleta profissional para voltar a ser amadora. O que acontece é que eu já tinha vivido todas as experiências possíveis na outra federação e, para chegar no Olympia, só existe um caminho: NPC e IFBB Pro League”.

“Tive que dar uma catabolizada no meu físico. Isso porque eu me encaixava no padrão da outra federação antes, e precisei fazer isso para me enquadrar no padrão da IFBB Pro League. Então tive que apresentar um físico mais ‘slim’ e com mais definição. Cada vez mais, eu fui entrando no padrão que os árbitros me pediam (…) quando eu migrei de federação, ouvi muitas críticas. Diziam que eu não estava no padrão, que era grande demais para a categoria. É difícil explicar para os outros que eu tive que destreinar, mas ficou mais fácil depois de eu subir no palco com um físico mais suavizado”, completa.

Atualmente, Rayane se encontra em preparação para competir nas edições de Ohio (5 a 8 de março) e do Reino Unido (27 a 29 de março) do Arnold Sports Festival, o Arnold Classic. Em ambas as competições, a brasileira é tida como uma das principais favoritas ao título.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas