Manoel Carlos, autor de telenovelas clássicas da dramaturgia brasileira, morreu aos 92 anos neste sábado (10) e tinha como marca a escolha do nome Helena para suas protagonistas. Questionado se o nome era de algum familiar ou algum amor do passado, o escritor respondia que o nome foi escolhido em alusão à personagem da mitologia grega Helena de Troia.
Ao todo, nove novelas do autor tiveram como heroínas com o nome Helena. Dessas, três foram interpretadas por Regina Duarte, enquanto as outras seis foram vividas por Lilian Lemmertz (1937-1986), Maitê Proença, Vera Fischer, Christiane Torloni, Taís Araujo e Júlia Lemmertz.
Taís Araujo e Manoel Carlos no evento de apresentação da novela ‘Viver a Vida’ (Globo, 2009)
João Miguel Junior/TV Globo
Em algumas das novelas, atrizes adolescentes ou talentos mirins foram recrutadas para interpretar as Helenas em cenas de juventude. Gabz representou a protagonista na infância em Viver a Vida, enquanto Julia Dalavia e Bruna Marquezine fizeram a primeira e segunda fase, respectivamente, de Em Família. Em Laços de Família, Lilian Mattos fez uma breve participação ao interpretar Helena quando moça.
Embora tivessem pontos de semelhança, cada uma das Helenas tinha história e conflitos próprios. Relembre:
1. Baila Comigo (1981)
Lilian Lemmertz interpretou a primeira Helena de Manoel Carlos na novela ‘Baila Comigo’
Acervo/TV Globo
Lilian Lemmertz interpretou a primeira Helena. Na história, ela era mãe dos irmãos Quinzinho e João Victor, interpretados por Tony Ramos. Ainda jovem, ela foi obrigada a abandonar um dos filhos por não ter condições financeiras de criar os gêmeos.
2. Felicidade (1991)
Maitê Proença, como Helena, em Felicidade (Globo, 1991)
Divulgação/TV Globo
Maitê Proença interpretou a segunda Helena de Manoel Carlos, sem saber que este seria o nome de todas as futuras protagonistas das tramas dele. Exibida na faixa das 18h, a personagem não era politicamente correta e falhava na educação da filha, Bia (Tatyane Goulart).
3. História de Amor (1995)
Regina Duarte, como Helena, em ‘História de Amor’ (Globo, 1995)
Divulgação/TV Globo
Regina Duarte fez sua primeira Helena na novela História de Amor. Mãe de Joyce (Carla Marins), tem uma relação conturbada com a jovem. A personagem assume a educação da filha sozinha, uma vez que o ex-marido, Assunção (Nuno Leal Maia), era ausente nos cuidados da menina. No decorrer da novela, é revelado que Helena, na verdade, não é mãe biológica de Joyce. Ela era filha da irmã de Helena, que havia morrido em um acidente.
4. Por Amor (1997)
Regina Duarte, como Helena, em ‘Por Amor’ (Globo, 1997)
Divulgação/TV Globo
De volta ao horário nobre da TV Globo, Manoel Carlos trouxe uma trama que envolvia a troca de bebês. Helena, mais uma vez vivida por Regina Duarte, era uma mulher independente, dona de uma galeria de arte e mãe da mimada Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Divorciada desde que a filha era criança, ela teve vários relacionamentos até se envolver com Atílio (Antônio Fagundes), de quem engravida.
Por estar perto dos 50 anos, a gestação é considerada de risco. Recém-casada, a filha engravida na mesma época. Mãe e filha têm partos no mesmo dia. Porém, o bebê de Eduarda não resiste. Ao saber que da morte do neto e que a filha não poderia mais engravidar, Helena faz a troca dos bebês e diz que seu filho foi a criança que morreu.
5. Laços de Família (2000)
Vera Fischer, como Helena, em ‘Laços de Família’ (Globo, 2000)
Divulgação/TV Globo
Para a novela de 2000, Vera Fischer foi chamada para o papel de Helena, mãe de Camila (Carolina Dieckmann). No início da novela, vive um romance com Edu (Reynaldo Gianecchini), mas abre mão do amor do rapaz ao perceber que a filha também se interessou por ele.
No decorrer da trama, Camila é diagnosticada leucemia. Em busca do tratamento para a filha — um transplante de medula –, Helena vai atrás de Pedro (José Mayer), seu antigo namorado e pai da jovem, para tentar engravidar e gerar uma doadora compatível.
6. Mulheres Apaixonadas (2003)
Christiane Torloni é a protagonista Helena em ‘Mulheres Apaixonadas’ (Globo, 2003)
Divulgação/TV Globo
Interpretada por Christiane Torloni, a Helena de Mulheres Apaixonadas é uma mulher que decide acabar com um casamento com Téo (Tony Ramos), com quem ficou durante 15 anos, e viver uma paixão com o mulherengo César (José Mayer).
7. Páginas da Vida (2006)
Regina Duarte e Joana Morcazel, como Helena e Clara, na novela ‘Páginas da Vida’ (Globo, 2006)
Renato Rocha Miranda/TV Globo
Ao interpretar sua terceira Helena, Regina Duarte viveu uma médica. Madura, ela realiza o desejo de ser mãe adotando a pequena Clara (Joana Morcazel), uma criança com síndrome de Down. A mãe da bebê, Nanda (Fernanda Vasconcellos), morre no parto dos filhos gêmeos e a menina é rejeitada pela avó, Marta (Lilia Cabral), que leva para casa somente o menino.
8. Viver a Vida (2009)
Taís Araujo, como Helena, em ‘Viver a Vida’ (Globo, 2009)
Renato Rocha Miranda/TV Globo
Diferentemente das novelas anteriores, a Helena de Viver a Vida não era mãe e foi idealizada como a “mais jovem protagonista de Manoel Carlos”. O autor, até então, costumava contar histórias de mulheres maduras. Taís Araujo foi a escolhida para o papel. Sua Helena era uma modelo conhecida internacionalmente e que priorizava o sucesso profissional.
Durante um desfile em Búzios, conhece Marcos (José Mayer), um homem mais velho e pai de Luciana (Alinne Moraes), modelo que sonha com o sucesso e inveja a carreira de Helena.
9. Em Família (2014)
Julia Lemmertz, como Helena, na novela ‘Em Família’ (Globo, 2014)
João Miguel Junior/TV Globo
Com a decisão de que Em Família seria a última novela de Manoel Carlos, o autor escolheu a atriz Julia Lemmertz, filha de Lilian Lemmertz – a primeira a interpretar a personagem, em Baila Comigo.
Na trama de 2014, Helena era uma leiloeira, casada com Virgílio (Humberto Martins) e mãe de Luiza (Bruna Marquezine). Ela sofre ao descobrir que a filha começou a namorar o flautista Laerte (Gabriel Braga Nunes), com quem viveu um romance na juventude.
Autor Original



