quinta-feira, janeiro 8, 2026

Republicanos rejeita menção de ministro a pena de morte – 04/01/2026 – Painel


A defesa feita pelo ministro Silvio Costa Filho (Porto e Aeroportos) de que seja admitida a possibilidade de pena de morte para autores de feminicídio constrangeu integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva e surpreendeu até integrantes de seu partido, o Republicanos. Segundo um membro da legenda, a posição do ministro é individual, e não partidária.

Em entrevista à CNN Brasil no dia 22 de dezembro, Costa Filho comentou a sucessão de casos de feminicídio no noticiário.

“Semana retrasada eu vi um cidadão que matou a esposa na frente dos filhos. Um cidadão desse não tem jeito, um cidadão desse… Nós temos, o Brasil, avaliar até a pena de morte para esse tipo de indivíduo”, afirmou.

A defesa da pena de morte é associada a políticos de direita. Segundo algumas interpretações jurídicas, a medida fere cláusulas pétreas da Constituição e por isso é impossível de ser implementada.

Na visão de uma liderança do governo, a menção ao tema pelo ministro teria relação com as eleições. Ele é pré-candidato ao Senado por Pernambuco e estaria buscando fazer um gesto ao eleitorado mais conservador.

Procurado, o ministro não respondeu ao Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img