A defesa feita pelo ministro Silvio Costa Filho (Porto e Aeroportos) de que seja admitida a possibilidade de pena de morte para autores de feminicídio constrangeu integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva e surpreendeu até integrantes de seu partido, o Republicanos. Segundo um membro da legenda, a posição do ministro é individual, e não partidária.
Em entrevista à CNN Brasil no dia 22 de dezembro, Costa Filho comentou a sucessão de casos de feminicídio no noticiário.
“Semana retrasada eu vi um cidadão que matou a esposa na frente dos filhos. Um cidadão desse não tem jeito, um cidadão desse… Nós temos, o Brasil, avaliar até a pena de morte para esse tipo de indivíduo”, afirmou.
A defesa da pena de morte é associada a políticos de direita. Segundo algumas interpretações jurídicas, a medida fere cláusulas pétreas da Constituição e por isso é impossível de ser implementada.
Na visão de uma liderança do governo, a menção ao tema pelo ministro teria relação com as eleições. Ele é pré-candidato ao Senado por Pernambuco e estaria buscando fazer um gesto ao eleitorado mais conservador.
Procurado, o ministro não respondeu ao Painel.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?





