Com a Sanepar entre os principais patrocinadores, começou nesta terça-feira (07) a 43ª Oficina de Música de Curitiba. O evento é um dos maiores festivais de formação musical da América Latina, atraindo um número recorde de inscritos e um corpo docente de excelência internacional.
Na edição de 2026, a Oficina celebra marcas históricas. São 1.600 alunos matriculados, vindos de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. O Paraná lidera o contingente com 849 inscritos, seguido por São Paulo e Santa Catarina. O prestígio internacional também cresceu, com a participação de estudantes de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Costa Rica, Equador, Honduras, França, Suécia, México, Estados Unidos e Armênia, que vieram ao Paraná aperfeiçoar suas técnicas em cursos de Música Erudita, Música Antiga e MPB.
A parceria entre a Sanepar e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), que promove o evento junto à Fundação Cultural e a Prefeitura de Curitiba, reflete a estratégia da Companhia em associar sua marca a projetos que promovem o bem-estar, a cultura e a educação. Para a Sanepar, que já patrocinou várias de suas edições anteriores, apoiar a Oficina de Música vai além do fomento artístico. É um investimento no desenvolvimento social do Estado.
No ano passado, o Coral da Sanepar marcou presença na 42ª edição da Oficina, com participação especial no show do sambista Diogo Nogueira, que reuniu um público de mais de 2 mil pessoas. Nesta edição, o patrocínio da Companhia contribui para viabilizar uma infraestrutura para mais de 150 atrações, das quais cerca de 120 são gratuitas, democratizando o acesso à cultura de alta qualidade.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o apoio ao evento é uma extensão da missão da Companhia. “O compromisso da Sanepar vai além da entrega de saneamento de excelência. Somos parceiros do desenvolvimento do Paraná. Investir na Oficina de Música é investir no capital humano e na formação de novos talentos. Entendemos que a cultura é um elemento essencial para a qualidade de vida, assim como o saneamento”.
A diretora de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, ressalta o valor estratégico da parceria. “Apoiamos vários projetos unindo a marca da Sanepar a valores como educação, arte, esporte e sustentabilidade. A Oficina de Música de Curitiba, assim como tantos outros projetos que patrocinamos e apoiamos, é uma forma de aproximar a Sanepar da comunidade, ao mesmo tempo em que contribuímos para tornar esses projetos viáveis e acessíveis à população”, afirma.
PROGRAMAÇÃO – A programação da 43ª Oficina de Música de Curitiba segue até 18 de janeiro. O evento conta com grandes nomes da MPB, como os grupos MPB4, Demônios da Garoa, Pato Fu, Leila Pinheiro, entre outros, além de atrações e atividades ligadas à música erudita e música antiga.
“As atrações estão ótimas, tem música para todos os gostos e idades, e o melhor, muita coisa gratuita ou a preços populares”, destacou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, durante o lançamento da programação da Oficina. Além da Sanepar, a 43ª Oficina de Música de Curitiba tem patrocínio do Itaú Laranjinha e apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre outros apoiadores.
Confira a programação completa AQUI.






