Uma nova carga de duas mil telhas foram enviadas a São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nesta segunda-feira (12). A iniciativa busca auxiliar os moradores do bairro Guatupê, atingido por um tornado no último sábado (10).
LEIA TAMBÉM
Serviço de manutenção
Falta d’água afeta bairros de Londrina nesta quarta (14); veja quais
SEMANA CHUVOSA
Frente fria e chuva de verão devem trazer tempestades ao Paraná
No domingo (11), a Defesa Civil do Estado já havia enviado 2,6 mil telhas. De acordo com a Defesa Civil, 350 residências foram atingidas pelo tornado, afetando cerca de 1,4 mil moradores. No total, sete pessoas tiveram que ir para abrigo e 11 foram para casas de familiares.
“Com essas telhas vindas da Defesa Civil do Estado conseguimos atender diretamente as famílias que sofreram com esse tornado. Ou seja, as pessoas que estavam com suas casas a céu aberto agora recebem segurança e abrigo”, atesta o superintendente da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Renan Machado.
Além dos danos às edificações, o tornado provocou queda de árvores e problemas na rede e distribuição de energia elétrica, exigindo a atuação conjunta de diversos órgãos. As ações de resposta envolveram a Defesa Civil municipal, o Corpo de Bombeiros Militar, além da equipe regional da Defesa Civil Estadual, que desde então vem prestando apoio técnico às equipes locais.
Como solicitar ajuda
Com a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos, é importante reforçar medidas preventivas e de segurança para reduzir riscos à vida e ao patrimônio. Marcelo Adriano Alves dos Santos, chefe de Planejamento da Defesa Civil de Curitiba, alerta que os órgãos de segurança devem ser acionados para orientações em casos de emergências.
“Acione imediatamente a Defesa Civil ligando para o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, orienta.
Além disto há diversas medidas a serem tomadas antes da ocorrência dos vendavais:
- Revise a resistência de sua casa, com especial atenção ao madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas e coberturas.
- Mantenha bem fechadas as janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência.
- Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não ferirem ninguém.
- Retire objetos de varandas e janelas que possam ser arremessados pelo vento.
- Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando que ocorram acidentes com a eletricidade ou fogo.
- Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair de estantes e armários.
- Mantenha as árvores dentro do seu terreno sadias e bem podadas, para diminuir o risco da queda de galhos.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.




