quinta-feira, janeiro 8, 2026

Serra Mogi-Bertioga tem interdição parcial após chuvas – 04/01/2026 – Cotidiano

Interditado totalmente pela manhã, o trecho entre os quilômetros 77 e 92 da serra Mogi-Bertioga (SP-098) foi parcialmente liberado ao início da tarde deste domingo (4).

O tráfego está autorizado somente para veículos de pequeno ou médio porte no sentido Mogi das Cruzes. A passagem para caminhões e carros de grande porte continua proibida.

O bloqueio total nesse trecho para quem quer descer a serra, porém, continua valendo até segunda ordem.

Neste caso, diz a concessionária Novo Litoral, a alternativa para é o sistema Anchieta/Imigrantes –cuja concessionária, a Ecovias, implementou o sistema 2×8, que disponibiliza mais pistas àqueles que retornam do litoral à capital ou região metropolitana.

A interdição da serra Mogi-Bertioga se deve a questões de segurança. Segundo a Novo Litoral, o volume aproximado de 200 mm de chuva registrado nas últimas 72 horas é acima do limite considerado seguro para a operação da via.


VEJA OS PIORES HORÁRIOS PARA RETORNAR À CAPITAL PAULISTA

Anchieta-Imigrantes

  • Domingo (4): de 0h às 24h

Anhanguera-Bandeirantes

  • Quarta (4): das 14h às 22h

Castello-Raposo

  • Quarta (4): das 14h às 22h

Ayrton Senna-Carvalho Pinto

  • Domingo (4): das 6h às 20h

Dutra-Rio Santos

  • Domingo (4): das 9h às 21h
  • Segunda (5): das 6h às 12h

Régis Bittencourt

  • Domingo (4): das 9h às 15h

Fernão Dias

  • Domingo (4): das 12h às 20h

Rodoanel Mário Covas

Trechos Sul e Leste (concessionária SPMar):

  • Domingo (4): das 14h às 22h

Trecho Oeste (concessionária CCR):

  • Domingo (4): das 14h às 22h

Esta é a primeira vez desde o início da concessão do lote Novo Litoral, em novembro de 2024, que a rodovia é interditada em razão dos riscos advindos das chuvas. A decisão pelo bloqueio partiu dos programas de gerenciamento de riscos e monitoramento de encostas.

Como mostrou a Folha, a chuva causou estragos no litoral.

Em Ubatuba, no litoral norte, o volume de chuvas registrado na madrugada deste domingo corresponde a 65% daquele esperado para todo o mês de janeiro.

Em Mongaguá, na Baixada Santista, há diversas ruas alagadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Agenor de Campos. Uma estrutura metálica na praça Dudu Samba caiu e cerca de 30 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas a um local seguro.

Danos atingiram também a cidade de Cubatão, onde o transbordamento do rio homônimo inundou nove residências. As famílias precisaram ser encaminhadas a abrigos, diz a Defesa Civil.

Em Peruíbe, o alagamento de uma rua chegou ao quintal da residência onde estava uma família de turistas. Eles foram retirados do imóvel pela Defesa Civil do município com auxílio de um bote.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img