O governo de São Paulo investiu R$ 14,5 milhões na entrega de 11 estruturas náuticas de uso público em municípios banhados pelos rios Tietê e Paraná e por represas do interior paulista, como Avaré, Pereira Barreto, e Presidente Epitácio. As plataformas flutuantes facilitam embarque e desembarque, estimulam a parada de embarcações e movimentam a economia local.
A iniciativa faz parte do Programa de Turismo Náutico da Setur (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado), que prevê nova expansão em 2026. No próximo ano, outras 21 estruturas devem ser implantadas, com possibilidade de inaugurações ainda no segundo semestre. O pacote total de investimentos soma R$ 45 milhões.
Além das estruturas flutuantes, o programa inclui linhas de crédito para modernização de portos, criação de distritos turísticos náuticos e ações de promoção de destinos tanto no litoral quanto em regiões cortadas por rios paulistas.
Outra frente em andamento é o turismo subaquático. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, especialistas mapearam áreas como Presidente Epitácio, Itapura, Rifaina, Guarujá e Ilhabela para avaliar biodiversidade, correntes e infraestrutura. O estudo deve embasar a criação de centros de visitação subaquáticos voltados a mergulho e flutuação.
A Setur também tem ampliado a presença em eventos estratégicos do setor, no Brasil e no exterior, como o São Paulo Boat Show e a Seatrade Cruise Global, nos Estados Unidos.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





