Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:
Devido ao recesso de Natal, trago hoje apenas algumas sugestões de estreias desta semana. Feliz ano novo e até semana que vem!
O que está chegando
As novidades nas principais plataformas de streaming
Nosso Natal em Família (2024)
Christmas Eve in Miller’s Point. Estreia no Filmelier+ em 25.dez, 107 min.
O filme se passa naquela que provavelmente é a última vez que os Balsanos se reúnem na casa da família: a saúde da matriarca está declinando, e foi decidido colocá-la em uma clínica e vender o imóvel, uma surpresa para vários dos convidados. Enquanto isso, as crianças brincam e os adolescentes resolvem escapar para uma aventura nas ruas do subúrbio de Long Island. Com Francesca Scorsese, Maria Dizzia, Michael Cera e outros rostos vagamente familiares.
Stranger Things (2016-25)
Estreia na Netflix em 31.dez, quinta temporada, um episódio.
O grande final da série chega às 22h —e bota grande nisso, o episódio terá 2h05min de duração. Os três episódios anteriores já estão no ar, desde as 22h desta quinta (25).
Luz Fantasma (2024)
Ghostlight. Disponível em plataformas de aluguel a partir de 25.dez, 115 min.
Dan (Keith Kupferer), um operário caladão, entra, inesperadamente, para uma trupe de teatro ao lado da filha, Daisy (Kathleen Mallen Kupferer).
Escrito e dirigido por Alex Thompson e Kelly O’Sullivan, a dupla por trás do meu querido “A Pequena Frances” (2019, Looke e Runtime), foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, exibido na Mostra de Cinema de São Paulo. Volto daqui a algumas semanas com mais motivos para vê-lo.
M3GAN 2.0 (2025)
Chega ao Prime Video em 26.dez, 120 min.
Dois anos depois dos acontecimentos de “M3GAN” (2022), Gemma (Allison Williams) religa a boneca-robô assassina para que ela enfrente Amelia, outra boneca criada a partir da tecnologia de M3GAN roubada pelos militares.
Crepúsculo do Caos (1987)
The Last of England. Chega à Filmicca em 26.dez, 87 min.
Uma das muitas colaborações entre Tilda Swinton e o multiartista Derek Jarman, “Crepúsculo do Caos” é um poema visual sobre a decadência do Reino Unido sob o governo de Margaret Thatcher.
Um Verão Infernal (2023)
Hell of a Summer. Chega à HBO Max em 26.dez, 88 min.
Coescrito e codirigido por Finn Wolfhard (de “Stranger Things”), ao lado de Billy Bryk (“Ghostbusters: Mais Além”), traz Fred Hechinger (“The White Lotus”) como Jason, um conselheiro do acampamento Pineway um pouco velho demais para o trabalho, se comparado aos colegas de função. Quando a equipe se reúne na colônia de férias antes da chegada das crianças, descobre que um assassino mascarado matou os donos do local —e quer matar mais.
A Meia-Irmã Feia (2025)
Den stygge stesøsteren. Estreia na Mubi em 26.dez, 109 min.
“Cinderella” encontra “A Substância” neste filme norueguês pré-selecionado ao Oscar de melhor maquiagem. Para competir com a bela meio-irmã Agnes (Thea Sofie Loch Ness) pela atenção do príncipe Julian (Isac Calmroth), Elvira (Lea Myren) passa por uma série de procedimentos estéticos e tratamentos grotescos.
Seymour Hersh: Em Busca da Verdade (2025)
Cover-Up. Estreia na Netflix em 26.dez, 117 min.
Também pré-selecionado ao Oscar, este documentário de Laura Poitras (“Cidadãoquatro”) e Mark Obenhaus revisita a carreira do jornalista Seymour Hersh, que relutantemente dá acesso a seus acervos e discute sua participação na cobertura de escândalos da política americana, como crimes de guerra no Vietnã e no Camboja, tortura de prisioneiros em Abu Ghraib e o Watergate.





