O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deu sinais de que pretende manter Felicio Ramuth (PSD) como seu vice na chapa para a reeleição, segundo apuração de Pedro Venceslau ao CNN 360°.
De acordo com fontes próximas ao governo paulista, a decisão de Tarcísio se baseia na boa relação estabelecida com Ramuth durante o atual mandato. “Eles se deram muito bem nessa gestão, o Felício cumpriu as missões que o governador passou para ele, se mostrou, sobretudo, um vice leal e um vice que já não dá trabalho”, revelou uma das fontes ouvidas pelo analista.
Apesar da preferência de Tarcísio, há pressão de partidos aliados que desejam indicar outros nomes para a posição. O PL (Partido Liberal) está em campanha aberta para emplacar o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, como candidato a vice. Já o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) ventilou o nome de Baleia Rossi, presidente nacional do partido, numa estratégia que fontes consideram mais uma tentativa de “interditar” a ofensiva do PL do que propriamente uma candidatura concreta.
Relação com Kassab e futuro político
A relação entre Tarcísio e Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido de Ramuth, não estaria em seus melhores momentos, segundo as fontes consultadas. Kassab teria tentado emplacar seu próprio nome como candidato a vice, mas Tarcísio teria recusado a proposta. O clima de irritação entre os partidos da base com Kassab seria motivado pelo fato de ele ter atraído muitos prefeitos que eram do PSDB para o PSD.
Uma das possibilidades aventadas é que Felício Ramuth permaneça no PSD, mantendo o partido contemplado com a vaga de vice, ou mude para outro partido, como o MDB, para continuar ao lado de Tarcísio, contemplando assim outra sigla da base aliada.
A vaga de vice é considerada estratégica, uma vez que Tarcísio deverá deixar o cargo em 2030 para disputar o Senado ou a presidência da República, o que faria com que seu vice assumisse o governo paulista por aproximadamente oito meses. Essa perspectiva torna a posição ainda mais cobiçada entre os aliados do atual governador.
Autor: CNN Brasil




















