A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou nesta sexta-feira (12) que a transição na Venezuela “está a caminho”. A vencedora do Prêmio Nobel da Paz desafiou uma ordem de Nicolás Maduro que a impedia de sair do país latino-americano e viajou para a Noruega, na primeira aparição pública desde janeiro.
Ela havia planejado chegar à capital norueguesa para a cerimônia de entrega da láurea na quarta-feira (10), mas precisou ser representada pela filha Ana Corina Sosa Machado devido a atrasos na viagem.
Desde então, a opositora de 58 anos tem mantido uma agenda cheia de encontros e de entrevistas. Ela tem dado declarações em apoio à ação militar dos Estados Unidos na América Latina e afirmando que a ditadura chavista estaria a ponto de ruir.
“A transição está chegando e estamos focados em uma transição ordenada e pacífica”, voltou a dizer nesta sexta. María Corina frisou que Maduro deixará o poder, haja ou não uma transição negociada.
No dia anterior, na quinta (11), a venezuelana contou que recebeu ajuda do governo de Donald Trump para sair de seu esconderijo no país latino-americano e viajar até o continente europeu.
Ela, que mantém proximidade com setores alinhados ao presidente mericano, ainda disse que “está muito claro que a crise venezuelana é uma prioridade para a segurança dos Estados Unidos”.




