quarta-feira, fevereiro 4, 2026
17.9 C
Pinhais

Trump deve indicar Kevin Warsh como novo presidente do Fed

 

O presidente Donald Trump deverá anunciar na sexta-feira (30) sua intenção de nomear Kevin Warsh para ser o próximo presidente do Federal Reserve, de acordo com duas pessoas envolvidas no processo.

Trump, que vinha ponderando a decisão há vários meses e havia reduzido a lista de candidatos a quatro nas últimas semanas, disse a repórteres na noite de quinta-feira (29) que havia finalizado sua escolha e faria o anúncio formal na sexta-feira .

“Acho que vou anunciar uma ótima escolha amanhã”, disse Trump ao chegar à estreia do documentário da primeira-dama Melania Trump. Trump não revelou quem foi o escolhido.

 

Segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, Warsh se reuniu com Trump na Casa Branca na quinta-feira, e desde então funcionários do governo vêm se preparando para que o ex-governador do Fed seja o indicado de Trump.

A Casa Branca e Warsh não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Trump se recusou a divulgar publicamente o nome de sua escolha, e funcionários do governo alertaram que nada estava definido até que fosse anunciado diretamente por Trump. Vários funcionários observaram que Trump mudou de opinião sobre o melhor candidato diversas vezes ao longo do processo.

Mas Trump parecia decidido na noite de quinta-feira, e os preparativos para um anúncio na Casa Branca estavam em andamento, disseram as fontes.

“Será alguém muito respeitado, alguém conhecido por todos no mundo financeiro”, disse Trump. “E acho que será uma ótima escolha.”

Warsh, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassetto executivo da BlackRock, Rick Rieder, e o governador do Fed, Christopher Waller, foram os quatro candidatos finalistas.

Trump realizou entrevistas presenciais com cada um dos quatro candidatos finalistas como etapa final de um processo que terminou no início deste mês.

Warsh já era mencionado por Trump como um de seus principais candidatos ao cargo e se reuniu com ele em dezembro para uma entrevista formal.

O encontro foi visto de forma positiva pelos assessores de Trump, e ele disse a pessoas próximas que achou que Warsh se saiu bem. Ele também deixou claro que Warsh, segundo uma pessoa que conversou com ele sobre a reunião, “tinha o perfil ideal”.

Warsh atuou como membro do Conselho de Governadores do Fed por cinco anos, após ser indicado pelo presidente George W. Bush.

Ele foi considerado para importantes cargos econômicos durante o primeiro e o segundo mandato de Trump e chegou a ser cotado para secretário do Tesouro antes de Trump escolher Scott Bessent.

Warsh também foi considerado por Trump em 2017 para o cargo de presidente do Fed, que acabou sendo ocupado por Jerome Powell.

“Muita gente acha que essa pessoa poderia ter estado lá há alguns anos”, disse Trump a repórteres na noite de quinta-feira.

Trump rapidamente se desentendeu com Powell em seu primeiro mandato e atacou e criticou o presidente e o Fed implacavelmente durante o primeiro ano de seu segundo mandato.

Autor: CNN Brasil

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas