
O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (13) que os Estados Unidos mantêm uma “relação muito boa” com a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e anunciou que pretende realizar uma visita ao país sul-americano, ainda sem data definida.
Segundo Trump, a “parceria” bilateral com a Venezuela – especialmente no setor de petróleo – avançou de forma “sólida” e “excelente” nas últimas semanas. Trump declarou aos jornalistas na Casa Branca que ele e Delcy possuem “uma relação muito boa” e que estão “trabalhando muito de perto”. De acordo com o presidente americano, “a relação que temos agora com a Venezuela eu diria que é um 10”.
Trump também afirmou que pretende visitar a Venezuela, mas não informou quando essa visita será realizada. O presidente limitou-se a dizer aos repórteres que “vai fazer a visita” e que “ainda não está definido quando”.
Ao ser questionado pelos jornalistas sobre o reconhecimento pelos EUA do regime de Delcy Rodríguez como o governo de fato da Venezuela, Trump apenas respondeu que seu governo está “lidando” com o assunto.
Os comentários do presidente ocorrem num contexto de intensificação de laços comerciais entre Venezuela e EUA após a captura do agora ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro em janeiro por forças americanas.
Nesta semana, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, esteve na Venezuela, onde participou de reuniões com Delcy Rodríguez sobre a produção e exportação de petróleo. Recentemente, os EUA ampliaram as licenças para que empresas estrangeiras pudessem operar no setor petrolífero venezuelano que, tecnicamente, está sob controle americano.
Trump mencionou aos repórteres nesta sexta que países estão comprando o petróleo venezuelano e que refinarias dos EUA estão processando grande parte dessa produção.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)











