sexta-feira, janeiro 16, 2026
21.9 C
Pinhais

Trump nomeia Tony Blair e Marco Rubio para governar Gaza – 16/01/2026 – Mundo

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (16) os nomes que compõem o chamado Conselho da Paz, órgão presidido por Donald Trump para supervisionar o governo tecnocrático da Faixa de Gaza. Como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, a facção deixará de governar o território palestino e deve se desarmar —a viabilidade da última exigência ainda é incerta.

Farão parte do conselho o secretário de Estado americano, Marco Rubio; o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair; os enviados de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff e Jared Kushner; o bilionário americano Marc Rowan; o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; e o assessor de Trump Robert Gabriel.

O órgão estará acima do chamado Comitê Nacional para o Governo de Gaza (NCAG, em inglês), liderado por Ali Shaath, ex-ministro dos Transportes da Autoridade Palestina, entidade que governa parcialmente a Cisjordânia ocupada. Nascido em Khan Younis, na Faixa de Gaza, Shaath será responsável pela reconstrução do território palestino, em ruínas após dois anos de bombardeios intensos de Israel.

A criação do Conselho da Paz e do NCAG estava prevista na segunda fase do plano de paz dos Estados Unidos, apresentado em setembro e aceito por Tel Aviv e pelo Hamas. A terceira fase seria o reconhecimento de um Estado palestino —desfecho que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, já disse que nunca permitirá.

Este texto está em atualização.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas