Além das políticas institucionais de assistência estudantil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) conta com o apoio e a atuação das casas estudantis, que oferecem moradia e suporte coletivo a graduandos, especialmente aqueles oriundos de outras cidades e estados.
Os números evidenciam a relevância dessas iniciativas. Desde 2020, a UFPR registrou 4.564 discentes matriculados em cursos de Curitiba que não residem em nenhum dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Atualmente, 2.307 deles estão com registro ativo — dados que reforçam a importância de estruturas institucionais de acolhimento para estudantes que precisam se deslocar para cursar a graduação.
“Parte significativa desses moradores recebe auxílio-moradia em pecúnia, concedido pela universidade, para custear despesas com aluguel”, pontuou André Vinicius Martinez Gonçalves, Pró-reitor da P4E.
As casas estudantis desempenham um papel fundamental, garantindo condições para que estudantes possam dar continuidade à sua formação acadêmica com segurança, acolhimento e estrutura adequada.
Vale ressaltar que a UFPR não possui responsabilidade administrativa ou gerencial sobre a maioria das casas estudantis, exceto pelo CEU – Casa do Estudante Universitário do Paraná e pela Maloca UFPR – Moradia Estudantil Indígena, que são oficialmente vinculadas à Universidade e seguem normas institucionais. Para as demais casas, a universidade atua apenas na divulgação institucional dos processos seletivos e no reconhecimento do trabalho desempenhado por cada uma.
O professor André ainda ressalta que “a existência desses espaços é fundamental para a permanência estudantil, especialmente para estudantes oriundos de outros municípios e estados, que não teriam condições de se manter na cidade sem moradia acessível e estruturada”
Processos seletivos
Neste momento, as casas estudantis estão com processos seletivos abertos para ingresso de novos moradores.
Confira as casas estudantis com processo seletivo em andamento:
Cenibrac – Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba
Período de inscrição: até 17/02
Ficha de inscrição: clique aqui
Entrevistas: 21 e 22 de fevereiro
Mais informações: Pelo Instagram, por telefone (41) 3262-1912 ou pelo e-mail [email protected]
CEU – Casa do Estudante Universitário do Paraná
Período de inscrição: até 17/02
Ficha de inscrição: clique aqui
Edital: acesse este link
LAC – Lar da Acadêmica de Curitiba
Período de inscrição: até 16/02
Ficha de inscrição: clique aqui
Edital: acesse este link
Celu – Casa do Estudante Luterano Universitário
Período de inscrição: até 14/02
Ficha de inscrição: clique aqui
Edital: acesse este link
Maloca UFPR – Moradia Estudantil Indígena
A Maloca UFPR é a outra moradia estudantil oficialmente vinculada à universidade, destinada a estudantes indígenas. A Maloca proporciona acolhimento culturalmente adequado e condições de permanência vinculado à política de ações afirmativas da instituição.
Para saber mais, acesse o Instagram da moradia Estudantil Indígena e assista a uma matéria completa sobre a casa feita pela UFPR TV no canal do Youtube.
“A atual gestão encontra-se em processo de estudos técnicos e institucionais para viabilizar o aprimoramento e a ampliação da política de moradia estudantil, em consonância com os preceitos da Lei nº 14.914/2024 (PNAES), fortalecendo a permanência e a equidade no ensino superior público”, finaliza o professor André.

Autor: Agencia Paraná








.gif)











