Normalmente, vivenciamos o luto como uma reação à perda. Mas às vezes ele surge antes de uma transição de vida ou de uma morte que estamos esperando.
Podemos sentir luto enquanto um pai ou uma mãe está doente, quando estamos pensando em divórcio ou antes da aposentadoria. O que sentimos nesse “tempo intermediário”, como Alan Wolfelt, diretor do Centro de Perda e Transição de Vida em Fort Collins (EUA), chama, é conhecido como “luto antecipatório”.
Como não estamos preparados para esperá-lo nossas reações podem ser perturbadoras e dolorosas.
Durante esse período, as pessoas tentam “ensaiar” mentalmente para uma perda, explica Wolfelt. Embora mergulhar no luto antecipatório não signifique que a perda será menos dolorosa, especialistas dizem que isso pode ajudar você a se preparar.
Aqui estão alguns passos a seguir.
1- RECONHEÇA QUE ISSO É LUTO
Assim como o luto convencional, o luto antecipatório se manifesta de forma diferente para cada pessoa, diz Wolfelt. Se você perceber que está experimentando emoções intensificadas, reconheça que está de luto e que uma perda está chegando e você não pode controlá-la, disse ele.
Nomear o que você está vivenciando ajuda a entender melhor suas circunstâncias e a ser mais compassivo consigo mesmo, segundo Wolfelt.
2- RESOLVA PENDÊNCIAS
Mary-Frances O’Connor, professora de psicologia na Universidade do Arizona, diz que você pode usar um período de luto antecipatório como uma oportunidade para descobrir se há questões que você precisa resolver, como coisas que ficaram por dizer.
Pesquisas sugerem que os sobreviventes experimentam menos depressão após uma morte quando têm esse tipo de comunicação significativa.
Se você está esperando uma morte, afirma Wolfelt, pode usar esse tempo para reunir lembranças e arquivar memórias. Siga o ritmo da pessoa, diz ele, mas se ela estiver disposta a relembrar, faça perguntas e dê estímulos, como fotos.
3- PERMANEÇA NO PRESENTE
Preocupar-se constantemente com o futuro pode ser desmoralizante, diz Wolfelt, acrescentando: “Não gaste mais tempo e energia na sua imaginação do que no presente”.
Enquanto você está no meio do luto antecipatório, tente cultivar esperança buscando atividades e pessoas que fazem você se sentir otimista, afirma ele. Depois, coloque uma atividade na sua agenda todos os dias. A esperança mantém você em movimento; ela equilibra a escuridão.
4- BUSQUE APOIO
Se você está ruminando sobre sua perda ou mudança que está por vir, ou se sua preocupação afeta seu funcionamento diário, considere buscar ajuda, seja de apoio de pares ou um terapeuta, diz Peggy Morton, professora clínica associada na Escola de Serviço Social Silver da Universidade de Nova York.
“Encontre pessoas para conversar. Não guarde tudo para si”, diz Morton.
Autor: Folha








.gif)












