sexta-feira, janeiro 9, 2026

Veja quem são os presos políticos liberados pela Venezuela – 08/01/2026 – Mundo

A Venezuela começou a libertar presos políticos do regime chavista nesta quinta-feira (8), cinco dias após os Estados Unidos invadirem o país latino-americano e capturarem o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da líder interina, Delcy Rodríguez. A lista de libertados inclui nomes de peso, como a ativista Rocío San Miguel, presa em fevereiro de 2024, e Enrique Márquez, ex-candidato presidencial.

Veja abaixo quem são os principais libertados.

Rocío San Miguel

Ativista renomada e especializada em questões militares, Rocío, 57, venezuelana filha de espanhóis, foi detida no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, em fevereiro de 2024, quando tentava deixar o país.

Rocío se tornou conhecida por ter sido um dos primeiros alvos da perseguição política na Venezuela, ainda sob Hugo Chávez. Em 2004, quando atuava como funcionária no Conselho Nacional de Fronteiras da Venezuela, ela e outras duas colegas foram demitidas após assinarem uma petição a favor de um referendo que votaria a revogação do mandato do então líder.

Na ocasião, Chávez afirmou que o referendo atentava contra a soberania nacional. Na sua mais recente prisão, a ativista foi acusada de traição à pátria, terrorismo e conspiração e foi vinculada ao caso “Brazalete Blanco”, um dos muitos supostos planos para matar Maduro e outras autoridades do país.

Enrique Márquez

Candidato à Presidência nas eleições que deram um terceiro mandato a Maduro, em 2024, Márquez foi preso em janeiro de 2025, às vésperas da posse do ditador e após denunciar fraudes no pleito por meses.

Em setembro de 2024, Márquez, conhecido por compôr uma oposição moderada, solicitou à Sala Constitucional do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça), a máxima instância do Judiciário da Venezuela, a anulação da sentença que validou a questionada reeleição. O regime nunca publicou a apuração mesa por mesa, como obriga a lei.

“Nossa democracia está ameaçada, está em risco. Nossa República está em risco. A paz e a convivência dos venezuelanos estão violadas”, disse Márquez na ocasião. Ele foi levado por homens encapuzados quatro meses depois, em meio a uma nova onda de repressão no país.

Biagio Pilieri

Junto com Márquez, também foi libertado o ex-deputado e opositor do regime chavista Biagio Pilieri. Ele estava detido no Helicoide desde agosto de 2024, segundo seus correligionários. Pilieri foi preso junto com seu filho, após um comício da opositora e vencedora do Nobel da Paz de 2025 María Corina Machado, em Caracas.

“Ele sabia do risco e acompanhou os venezuelanos em Caracas como testemunho de sua responsabilidade e dedicação à causa. O regime perdeu completamente o senso de realidade e isso é mais um sinal de seu colapso. Sem mais prisioneiros! Não há como voltar atrás, e o mundo deve reagir!”, escreveu María Corina naquele momento.


Este texto será atualizado à medida em que novos nomes forem confirmados.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img