sexta-feira, janeiro 9, 2026

Venezuela: Trump cancela ataque após libertação de presos – 09/01/2026 – Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (8) que suspendeu novos ataques contra a Venezuela. O anúncio ocorre um dia após o regime anunciar a libertação de presos políticos no país.

Ao menos cinco pessoas foram soltas, segundo a ONG venezuelana Foro Penal. Opositores da ditadura de Nicolás Maduro eram perseguidos e presos no país sob acusações de terrorismo, conspiração e traição à pátria.

“A Venezuela está libertando um grande número de presos políticos como sinal de que está buscando a paz”, afirmou o republicano em um post na rede social Truth. “Por essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques prevista.”

Ele disse ainda que Washington e Caracas estão “trabalhando bem juntos”. “Em razão dessa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques que era anteriormente esperada, a qual tudo indica não será necessária”, completou.

A mobilização militar na região, porém, deve continuar, já que Trump afirmou que os navios de guerra enviados permaneceram onde estão para garantir “ordem e proteção”. Segundo Trump, ao menos US$ 100 bilhões (cerca de R$ 538 bilhões) seriam investidos na Venezuela por grandes empresas do setor petrolífero.

O presidente deverá se reunirá com representantes destas companhias ainda nesta sexta-feira na Casa Branca.

O anúncio da liberação dos presos foi feito na quinta-feira (8) pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da líder interina, Delcy Rodríguez.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img