O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou nesta quarta-feira (7) uma representação ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, contra o ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU). Vieira suspeita de abuso de autoridade nas ações do TCU relacionadas à investigação do caso de liquidação do Banco Master.
Vieira foi duro em sua postagem, classificando como “absolutamente inconstitucional” a atuação do ministro do TCU, “colocando em risco a credibilidade do Banco Central e do sistema financeiro nacional”.
Desde dezembro, o TCU vem levantando suspeitas sobre a atuação do Banco Central (BC) no caso, num comportamento que vem sendo interpretado como uma tentativa de salvar Daniel Vorcaro, banqueiro com um relacionamento estreito com políticos influentes.
VEJA TAMBÉM:
A movimentação é mais um capítulo da disputa entre poderes que circunda a decisão inédita TCU de questionar a liquidação do Banco Master pelo BC. A pressão institucional pode ter sido reforçada por campanhas digitais coordenadas que buscaram descredibilizar o órgão regulador e influenciar a opinião pública para um resultado que pode levar à reversão da liquidação do Master.
Decretada pelo Banco Central em 18 de novembro de 2025, a liquidação do Master ocorreu paralelamente à Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, que investigou a emissão de títulos falsos e outros crimes financeiros. Na mesma época, o controlador Daniel Vorcaro tentou deixar o país e acabou preso.
Contrato milionário
A teia de acontecimentos em torno da liquidação do Master teve um importante desdobramento: a descoberta de um contrato da esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que previa o pagamento de R$ 129 milhões em três anos, de acordo com uma das provas apreendidas pela Polícia Federal durante a operação Compliance Zero, no final do ano de 2025.
Tal descoberta inaugurou um movimento da oposição ao governo, que tenta a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito e um pedido de impeachment para Moraes.




