Cânticos racistas contra o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, foram ouvidos do lado de fora do estádio Carlos Belmonte, nesta quarta-feira (14), antes da partida contra o Albacete, da segunda divisão espanhola, pela Copa do Rei.
Um vídeo publicado pelo jornal As mostra um grupo perto do estádio da cidade de Albacete chamando o atleta brasileiro de “mono”, macaco em espanhol. O jogador de 25 anos tem repetidamente sido alvo de racismo na Espanha.
“Completamente vergonhoso. Não é a imagem que representa o povo de Albacete ou o clube”, publicou o Albacete nas redes sociais.
Em maio de 2025, cinco pessoas receberam sentenças de prisão em uma decisão histórica na Espanha que condenou insultos racistas em um estádio de futebol como crime de ódio. O caso ocorreu durante uma vitória do Real Madrid sobre o Valladolid, em 2022, com ofensas a Vinicius.
Houve 18 denúncias legais de comportamento racista contra Vinicius desde 2022. O Real Madrid não fez comentários imediatos sobre o incidente desta quarta-feira.
Vinicius expressou no passado sua decepção com o que descreve como respostas inadequadas dos órgãos dirigentes.
Autor: Folha





