segunda-feira, janeiro 12, 2026

Wagner Moura e “O Agente Secreto” levam o Globo de Ouro

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi um dos grandes destaques do Globo de Ouro 2026, entregue na noite deste domingo (11), ao vencer duas das três categorias em que concorria e abrindo a expectativa para o Brasil levar um Oscar, marcado para março. A produção levou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa, enquanto Wagner Moura venceu como melhor ator em filme de drama.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa é um thriller ambientado nos anos 1970, durante o regime militar, e acompanha Marcelo, um professor universitário que deixa São Paulo e retorna a Recife. O personagem, vivido por Moura, tenta reencontrar o filho caçula mesmo diante dos riscos impostos pelo contexto político da época.

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. […] Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse o ator durante o discurso.

VEJA TAMBÉM:

  • lustração editorial simbolizando o contraste entre o recorde de repasses de estatais para a Lei Rouanet e o gráfico de déficit nas contas públicas do governo federal

    Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho

Na disputa pelo prêmio de melhor ator em filme de drama, Wagner Moura concorreu com nomes de peso do cinema internacional. Estavam na lista Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”).

Ao subir ao palco para receber o prêmio de melhor filme em língua não inglesa, Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil” e agradeceu ao elenco. O diretor fez um elogio direto ao protagonista ao afirmar que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.

“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, completou o diretor.

Na mesma cerimônia, outras produções dominaram as categorias principais do prêmio. A comédia de humor negro “Uma Batalha após a outra” venceu quatro troféus, incluindo melhor filme musical ou comédia.

Já “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” levou o prêmio de melhor filme de drama ao retratar o luto de William Shakespeare pela morte do filho. As vitórias mostram a diversidade de gêneros reconhecidos pela premiação neste início de temporada.

O Globo de Ouro é concedido por mais de 300 jornalistas especializados em entretenimento e costuma antecipar tendências do Oscar. Há a expectativa de que o prêmio da Academia repita os premiados deste final de semana.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img