
O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou nesta terça-feira (23) que o país vai aderir ao plano de segurança Escudo das Américas em 7 de agosto, dia em que o direitista tomará posse.
Espriella fez o anúncio no X, ao agradecer a uma mensagem do secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, parabenizando-o pela sua vitória no segundo turno da eleição presidencial colombiana, no último domingo (21), quando derrotou o esquerdista Iván Cepeda.
“A partir de 7 de agosto, a Colômbia fará parte do Escudo das Américas. A Colômbia não será mais governada por uma administração complacente com o narcoterrorismo; passaremos a combatê-lo como deve ser. Firme pela Pátria!”, escreveu o direitista.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou em março o Escudo das Américas, uma coalizão regional para combater o crime organizado, da qual participam governos de direita como os de Argentina, Chile, Equador e El Salvador, mas que não é integrada por países com governos de esquerda, como Brasil, Colômbia, Guatemala e México.
Durante sua campanha, Espriella, que recebeu apoio de Trump, defendeu o enfrentamento ao crime organizado e às guerrilhas da Colômbia, com o encerramento das negociações de paz defendidas pelo presidente Gustavo Petro e por Cepeda e a construção de dez megaprisões de segurança máxima, inspiradas nas ações do presidente salvadorenho, Nayib Bukele.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)












