Os Estados Unidos flexibilizaram nesta terça-feira (23) as restrições aos deslocamentos da seleção iraniana na Copa do Mundo, permitindo que a equipe chegue ao país dois dias antes de sua próxima partida, informou o Departamento de Segurança Interna do país.
A seleção do Irã anteriormente só podia entrar nos EUA um dia antes de cada jogo, medida que levou o técnico a afirmar que seu time era “a seleção mais oprimida de toda a Copa do Mundo”.
“Para a terceira partida da seleção iraniana em Seattle, no dia 26 de junho, a equipe foi autorizada a entrar nos EUA dois dias antes do jogo”, disse um porta-voz do órgão.
“A seleção do Irã ainda será obrigada a deixar o país no dia em que a partida terminar. As medidas e protocolos gerais de segurança permanecem os mesmos. Continuamos comprometidos em proporcionar o torneio mais seguro possível para jogadores, comissão técnica e torcedores.”
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a seleção iraniana não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.
O Irã manifestou na semana passada a intenção de apresentar uma queixa à Fifa sobre as restrições de viagem que a equipe vem enfrentando, deslocando-se de sua base no torneio em Tijuana, no México, na véspera de seus jogos nos EUA. As restrições ocorrem em meio a tensões elevadas entre Washington e Teerã após uma guerra de quase quatro meses.
Em março, o presidente Donald Trump disse que, embora o Irã fosse bem-vindo para participar do torneio, ele acreditava não ser apropriado que a seleção permanecesse no país entre as partidas “por sua própria vida e segurança“.
Autor: Folha




















