Líderes ou organizações ligadas aos governos do México, Uruguai e Cuba, todos de esquerda, manifestaram incômodo com a possibilidade de Flávio Bolsonaro (PL) vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição brasileira, no próximo domingo (25).
Com a onda de vitórias da direita nas eleições nos últimos anos, restam poucos governos de esquerda na América Latina, e estes temem que esse isolamento seja ainda mais acentuado com a vitória de Flávio.
No dia 5, um dia após ele ficar à frente de Lula no primeiro turno, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi perguntada sobre a eleição no Brasil e se temia que o país norte-americano fique isolado em caso de derrota do petista.
A esquerdista respondeu que “é preciso aguardar o segundo turno” e desconversou sobre a falta de aliados no continente.
“Nosso principal aliado é o povo do México. Enquanto estivermos próximos do povo, representando o povo, e governando pelo povo e para o povo, não haverá problema algum — absolutamente nenhum — no México”, disse Sheinbaum, que em seguida, porém, adotou um tom mais panfletário.
Ao falar sobre a onda eleitoral com vitórias da direita na América Latina, a presidente mexicana disse que não podia opinar sobre outros países, mas afirmou que “a direita é um movimento político, uma ideologia que está contra o povo; ela não defende o povo” e que “a direita internacional quer, sim, intervir [no México] — algo que temos denunciado constantemente”.
Em setembro, Fernando Pereira, presidente da Frente Ampla, coalizão de esquerda do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, participou de um debate com o secretário sindical nacional do PT, Ariovaldo de Camargo, e manifestou preocupação com a possibilidade de derrota de Lula.
“Vocês enfrentam essa extrema direita que, ao chegar ao poder, aniquila direitos. Já vimos isso no Brasil e estamos vendo na Colômbia, na Bolívia e no Chile. Não queremos ver isso no Brasil. A luta de vocês é entre democracia e barbárie”, disse Pereira, segundo informações do jornal El País.
Em Cuba, a Casa das Américas, órgão vinculado à ditadura castrista, divulgou este mês um comunicado sobre a eleição brasileira.
“É urgente uma ação mundial para deter o avanço do neofascismo. A trincheira imediata que temos diante de nós é o enfrentamento eleitoral no Brasil”, afirmou.
Em artigo publicado pelo site Cibercuba após o primeiro turno, o líder oposicionista José Daniel Ferrer García disse que o regime comunista cubano tem muito a perder com uma vitória de Flávio.
“Para Havana, o prejuízo é tangível. Durante anos, o Brasil foi o grande aliado sul-americano: créditos, alimentos, médicos, derivados de petróleo, votos em fóruns internacionais e uma narrativa de integração que o castrismo utilizava como prova de que não estava isolado. Se Flávio Bolsonaro vencer, esse apoio chegará ao fim”, escreveu Ferrer.
“Um governo Bolsonaro não manterá o discurso de ‘cooperação’, nem o silêncio cúmplice diante da repressão. Ele se alinhará a Washington e aos governos que já tratam a ditadura pelo que ela realmente é”, acrescentou.
Ricardo Caichiolo, doutor em ciências políticas e sociais e diretor do Ibmec Brasília, disse em entrevista à Gazeta do Povo que uma derrota de Lula, caso se concretize, “gerará um impacto significativo na coesão ideológica regional, visto que o Brasil detém o maior poder relativo da América Latina”.
“O resultado eliminará o principal contrapeso ao eixo conservador que avança na região. Nesse cenário, México, Cuba e Uruguai perderão um ator de peso alinhado aos seus interesses em foros multilaterais, o que aprofundará o isolacionismo desses países”, afirmou.
VEJA TAMBÉM:
-

Lula terá que quebrar tabu sul-americano para vencer Flávio
-

Como o Escudo das Américas de Trump pode atuar contra facções no Brasil em um eventual governo Flávio
Governos de esquerda das Américas já se distanciam de Lula
Outros governos de esquerda da região já estão mais distantes de Lula. O regime sandinista da Nicarágua é aliado histórico do PT, mas entrou em atrito com o presidente brasileiro nos últimos anos.
Em 2024, Brasília e Manágua expulsaram os embaixadores do outro lado depois que o embaixador do Brasil no país centro-americano, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, não compareceu à cerimônia do 45º aniversário da Revolução Sandinista.
Antes, o Brasil havia pedido para que o ditador Daniel Ortega libertasse o bispo Rolando Álvarez, que ficou mais de um ano preso na Nicarágua e foi expulso do país em janeiro daquele ano.
Este ano, o governo Lula manifestou “preocupação” a respeito do anúncio do líder sandinista de que “não voltará a haver eleições” no país centro-americano.
Depois, o regime da Nicarágua voltou atrás e disse que ainda haverá eleições no país, mas que “golpistas” e “traidores da pátria” não poderão participar – na prática, vetando a participação de qualquer pessoa que não seja autorizada pela ditadura sandinista.
Por meio de uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores, a ditadura da Nicarágua respondeu ao Brasil que se trata de “nossa democracia, nossas eleições”.
A Venezuela e a Guiana, outros dois países das Américas liderados pela esquerda, hoje estão mais próximas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do que de Lula.
A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, atende a todas as demandas do republicano e sua gestão desde a captura de Nicolás Maduro vem sendo descrita como uma “tutelagem” do secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Apesar de ter um presidente de esquerda (Irfaan Ali), a Guiana aderiu ao Escudo das Américas, um plano de segurança de Trump ao qual Lula se opõe, e abriu suas reservas de petróleo e gás para a exploração de empresas americanas, o que tem feito o país ostentar algumas das maiores taxas de crescimento econômico do mundo nos últimos anos.
Ricardo Caichiolo disse à Gazeta do Povo que, apesar de o governo Lula ter um baixo grau de interlocução com esses países, “a derrota do seu governo ampliaria ainda mais a influência geopolítica direta dos Estados Unidos na região”.
“Além disso, a ausência do Brasil como canal de negociação isolaria ainda mais regimes autoritários como o venezuelano e o nicaraguense, reduzindo sua margem de manobra diplomática”, projetou.
Autor: Gazeta do Povo








.gif)












