sexta-feira, outubro 9, 2026
17.6 C
Pinhais

Mais tempo para a vida real, menos servidão ao smartphone: precisamos desacelerar

Eu deveria ter nascido na Geração X. Ao nascer uma semana depois da data prevista, não só perdi a dedução fiscal do meu pai em 1980, como também me tornei um Millennial. Não que nascer nos primeiros dias de uma geração definida sociologicamente (ou reivindicar um rótulo bacana como “Cusper” ou “Xennial”) seja realmente uma grande distinção. Mas percebi que ingressar em uma geração no início de um período arbitrário de vinte anos significa não estar tão imerso no espírito da época quanto os pares um pouco mais jovens.

Some-se a isso uma família de classe média, com recursos modestos e uma leve tendência ludita, o que significava que nunca fomos pioneiros na adoção de novas tecnologias. Multiplique-se isso pela escolha do ensino domiciliar, numa época em que tal opção ainda causava certo desconforto cultural. Subtraiam-se quaisquer escolhas culturalmente desafiadoras, como as dos meus amigos que nem sequer tinham televisão. O resultado é uma infância vivida não à margem da cultura dominante — certamente não remando contra a corrente —, mas acompanhando o fluxo cultural que nos impulsionava.

Da perspectiva da meia-idade, sou profundamente grata por uma educação que atravessou as décadas de 1980 e 1990 com certa resistência cultural. Também cheguei à conclusão de que esse tipo de jornada cautelosa, relutante e tardia em direção à inovação é benéfico para todos, em todas as gerações e em todos os momentos.

A maioria de nós não pode se desconectar completamente, mas quase todos podemos esperar um pouco mais antes de incorporar novas tecnologias à nossa casa e à nossa vida familiar. Essas pequenas escolhas de “ainda não” nos ajudam a formar, a nós mesmos e aos nossos filhos, como pessoas mais intencionais e humanas, mais capazes de usar a tecnologia do que de sermos usados por ela e de avaliar as perdas que acompanham o avanço tecnológico, assim como os ganhos óbvios.