segunda-feira, outubro 5, 2026
14.9 C
Pinhais

Revisitando Napoleão – o de Chesterton, não o Bonaparte

Sempre que olho para a seção de história da minha biblioteca, a robusta biografia de Napoleão Bonaparte, escrita por Philip Dwyer, me devolve o olhar com reprovação. Ela está ali, impaciente, esperando em vão para ser retirada da estante. É um dos numerosos pecados de omissão no que diz respeito aos livros que tenho, mas ainda não li, embora tenha toda a esperança e a intenção de fazê-lo.

Como não é possível revisitar um volume que nunca foi visitado anteriormente, o Napoleão que revisitei recentemente não foi o de Dwyer, Napoleon, mas o de Chesterton, O Napoleão de Notting Hill.

O romance de Chesterton era um dos meus grandes favoritos quando o li pela primeira vez, há mais de 40 anos, e calculo que já se tenham passado mais de 30 anos desde a última vez que o havia lido. Foi, portanto, uma experiência intrigante retornar a um livro que havia me influenciado profundamente quando eu era jovem, e vivenciá-lo novamente, de maneira nova e renovada, com olhos velhos e enrugados.

Quando jovem, eu havia me inspirado na filosofia política do localismo, ou o que Chesterton chamava de distributismo, que é um aspecto fundamental da trama do romance. Eu gostava da ideia de os moradores de Notting Hill, um pequeno bairro de Londres, poderem resistir ao poder do grande governo e das grandes empresas. Eu me inspirava em sua recusa a serem intimidados e em sua nobre resistência na luta para preservar seu modo de vida. A coragem deles me encorajava.