domingo, junho 28, 2026
21.9 C
Pinhais

Espanha prende brasileiros em veleiro com 500 kg de cocaína

Autoridades da Espanha apreenderam no último dia 17 cerca de 500 quilos de cocaína em um veleiro interceptado em águas do Atlântico Norte, a mais de 640 quilômetros ao sul das Ilhas Canárias. Três tripulantes foram presos na operação, sendo dois brasileiros e um marroquino, segundo o Ministério da Fazenda espanhol.

A embarcação foi localizada pelo navio de Operações Especiais Petrel I, do Serviço de Vigilância Aduaneira da Agência Tributária espanhola. De acordo com as autoridades, a ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil e a Polícia Nacional da Espanha.

Segundo a Polícia Nacional espanhola, o veleiro foi interceptado em uma operação marcada por condições climáticas adversas. Ondas de quatro metros e ventos fortes obrigaram as equipes a manter vigilância técnica por vários dias antes da abordagem.

O Ministério da Fazenda da Espanha informou que a interceptação começou no âmbito da operação bilateral Pascal-Lino, realizada entre o Serviço de Vigilância Aduaneira espanhol e a Receita Federal francesa. A ação continuou depois dentro da operação Azul, liderada pela Polícia Judiciária de Portugal a partir do Centro de Análise contra o Narcotráfico Marítimo no Atlântico.

A operação contou com apoio internacional. Conforme as autoridades espanholas, informações de inteligência foram repassadas por serviços do Reino Unido, por meio da Agência Nacional do Crime do Reino Unido, e dos Estados Unidos, por meio da Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos. Também houve dados fornecidos pela Frontex, agência europeia de controle de fronteiras.

Após receber dados sobre o veleiro, o Petrel I foi direcionado para a área onde a embarcação navegava. A abordagem só foi feita depois de uma avaliação tática para reduzir riscos aos agentes. De acordo com a Agência Tributária espanhola, o mar instável, os ventos fortes e a presença de neblina impediram o uso de apoio aéreo no momento da ação e dificultaram a descida das embarcações auxiliares usadas no abordamento.

Os três tripulantes foram detidos e levados junto com a droga apreendida ao porto de Las Palmas de Gran Canaria.

Segundo a Folha de S.Paulo, um dos brasileiros presos é o empresário baiano Marcelo Nabuco Zollinger, de 36 anos, sócio de uma empresa de equipamentos hospitalares. Em nota divulgada por seus advogados, Zollinger negou de forma categórica as acusações.

A defesa do empresário afirmou que as acusações serão enfrentadas e esclarecidas no curso da instrução criminal, que ainda não foi iniciada. Os advogados também citaram o princípio da presunção de inocência e disseram que ainda não tiveram acesso aos autos da investigação.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas