sexta-feira, setembro 25, 2026
25.5 C
Pinhais

Adolescente curado em milagre atribuído a Fulton Sheen entrega relíquia

Na beatificação do Arcebispo Fulton Sheen em St. Louis, o adolescente James Fulton Engstrom apresentou ao Cardeal Luis Tagle, celebrante principal, uma relíquia de primeira classe de Sheen: a mandíbula, o osso da mandíbula que forma o queixo e a linha inferior da mandíbula e é o único osso móvel do crânio humano. Engstrom foi o receptor do milagre em 2010 para a beatificação de Sheen. Minutos após nascer, ele não estava respirando e nem os socorristas de emergência ou a equipe do hospital conseguiram ajudá-lo. Ele estava morto por 61 minutos — e quando os médicos estavam prestes a registrar a hora de sua morte, James voltou à vida. Como a Igreja proclamou oficialmente, por meio da intercessão de Sheen, o bebê começou a respirar e foi curado de quaisquer anormalidades que poderiam ocorrer de uma forma que a ciência médica não conseguiu explicar.

A mandíbula foi escolhida devido à proeza oratória de Sheen. “Usar o osso da mandíbula é muito significativo por causa de sua habilidade de comunicar a fé”, disse o Bispo Louis Tylka de Peoria, Illinois, diocese natal de Sheen, ao National Catholic Register, uma publicação irmã da EWTN News. “E, claro, sua habilidade de proclamar a fé, de falar abertamente, a fé de pregar e ensinar” era primordial para Sheen, disse Tylka, que concelebrou a Missa de beatificação.

“É bastante comum que aquele que foi curado, se estiver disponível, tenha alguma participação”, disse Mons. Jason Gray, diretor executivo da Fundação Arcebispo Fulton J. Sheen em Peoria, Illinois, ao Register. Parte da preparação para uma beatificação ou canonização é obter relíquias de primeira classe do novo beato ou santo. Mons. Gray explicou como a Diocese de Peoria obteve essas relíquias de primeira classe que são sempre partes ou fragmentos do corpo.

O agora Beato Fulton Sheen morreu em 9 de dezembro de 1979. “O importante é saber que ele está enterrado há 47 anos neste momento, e o corpo se decompõe”, observou Mons. Gray. “No caso dele, não estamos lidando com um corpo incorrupto, então após 47 anos, essencialmente, todo o tecido mole havia se decompostado. Quando fizemos o reconhecimento canônico real, que é sempre feito de maneira muito respeitosa e seguindo as normas estabelecidas por Roma, e abrimos o caixão, essencialmente, eram apenas ossos. Praticamente todo o resto havia se desintegrado. Conseguimos retirar alguns ossos que poderíamos usar para relíquias de primeira classe.”