segunda-feira, outubro 12, 2026
18.5 C
Pinhais

A derrocada da Nike – 12/10/2026 – No Corre

Virou esporte mundial falar sobre a derrocada da Nike. A empresa perdeu ¾ de seu valor de mercado em cinco anos, 50% nos últimos 11 meses.

Em setembro, após quase duas décadas no S&P 100, “major league” do índice combinado das bolsas NYSE e Nasdaq, os papéis passaram a ser listados no S&P 500, segunda (ou terceira) divisão do índice, o que os afasta de fundos vultosos e deve retroalimentar novas desvalorizações.

Cortes pantagruélicos vêm aí. O infame “Pace”, como o pacote de maldades foi chamado, promete redução de custos de US$ 2,5 bilhões até 2031. O número de demissões não foi divulgado.

A situação é crítica na China, com dois anos seguidos de quedas de receita —o pior trimestre foi encerrado em agosto, 22% de queda.

Mas os problemas não se limitam ao plano financeiro. No simbólico, a Nike viu a estrela francesa

Kylian Mbappé preteri-la pela suíça On.

Ironia: a Nike contratou Mbappé quando ele não era uma figura global —pudera, tinha apenas 8 anos— e foi perdê-lo para a marca cujo fundador queria desenvolver tênis… para a Nike.

Em abril, a Nike viveu seu 1×7 particular na maratona de Londres, quando Tião Sawe e Yomif Kejelcha, ambos da Adidas, quebraram a barreira das 2 horas para a distância, marca tentada com sofreguidão pela americana desde 2017 e apenas atingida fora de condições de corrida.

Por fim, Bobbito Garcia, que é tido como o sneakerhead dos sneakerheads, esses sujeitos que colecionam, amam e sabem tudo sobre a cultura do tênis, publicou vídeo jogando fora todos os seus Converse (prometeu também descartar os Nike, que controla a Converse desde 2003), após um anúncio tresloucado da marca dar bastante margem para uma associação com a Ku Klux Klan.

A Nike perdeu seu “zeitgeist”, o “it” que a fazia ser desejada, como escreveu a revista The Economist numa reportagem ensaística de título matador: “Nike can’t just do it any more”. O artigo preservou o “macro”: “Mesmo com as vendas declinantes, mais pares de tênis Nike foram vendidos nos últimos anos, à frente de qualquer concorrente. Quando se fala em escala, os colegas da Nike não são Adidas ou New Balance, mas Starbucks e GM”.

É consensual a exegese de que a crise começou com a perda voluntária de espaço nas lojas multimarcas, ação promovida pelo ex-CEO John Donahoe, oriundo da eBay, que supôs que os canais de venda próprios dariam conta do recado.

No Brasil, a marca não vive a sangria da gringa. No balanço do segundo trimestre de 2026, a Fisia, divisão Nike do Grupo SBF (da Centauro), reportou receita líquida 27,5% superior ao mesmo período de 2025. Sim, a Copa impactou o resultado, assim como os acordos celebrados ou renovados com CBF, Vasco, Galo e Corinthians, mas o relatório aponta alta de 26% no segmento de corrida “impulsionada pelas franquias Vomero, Pegasus e Structure”.

Até 2028 a marca patrocinará uma das grandes corridas do país, a SP City, assim como segue firme o belo projeto social Vida Corrida, de Neide Santos, na periferia paulistana, entre outras ações.

Junto com Omo, Nike é a marca que vem primeiro à cabeça do consumidor, o que lhe vale a distinção “Top do Top” do prêmio Folha Top of Mind. A coluna enviou sete perguntas à Fisia na terça (6). Ficamos, como já se anunciava, no vácuo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas